Maputo, 23 Abr (AIM) – Os munícipes da cidade de Maputo, a capital moçambicana, continuam a afluir aos postos de recenseamento eleitoral instalados na urbe, para as VI eleições autárquicas, agendadas para 11 de Outubro próximo, mas manifestam a sua inquietação com a demora no atendimento que se verifica em alguns casos.
A AIM fez este domingo (23), uma pequena ronda por alguns postos de recenseamento da urbe, tendo constatado uma afluência significativa. Questionados sobre o assunto, alguns cidadãos apontaram como possíveis causas o facto de ser fim-de-semana.
Os munícipes dizem estar a exercer o seu dever cívico na esperança de ver resolvidos alguns problemas que afligem os cidadãos tais como falta de transporte, venda informal, gestão do lixo, elevados índices de criminalidade, falta de locais para estacionamento, entre outros.
É a primeira vez que os irmãos Shelcia e Shelton Machalele de 21 anos de idade se recensearam para votar. Dizem estar ansiosos e esperam fazer a escolha certa a 11 de Outubro próximo.
“Chegamos aqui muito cedo. Não desistimos, já recenseamos e estamos com o sentimento de dever cumprido, mesmo com a morosidade no processo. Há pessoas que encontramos na fila e disseram que receberam senhas ontem (22) para vir hoje”, disse Shelton que se recenseou na Escola Primária Completa Maxaquene “B”.
Shelcia acrescentou que “é a primeira vez que nos recenseamos e apelamos aos jovens para fazerem o mesmo quanto antes, pois a juventude é o futuro de Moçambique”.
Na Escola Primária Completa 16 de Junho que também verifica-se uma grande afluência.
Délcia Miranda, que se encontrava na fila na companhia de suas filhas queixou-se da lentidão do processo, pois uma pessoa leva muito tempo.
“Eu cheguei às 8h00, não estava muito cheio e até agora estamos aqui. Não sei se vamos ser atendidas ainda hoje, uma vez que os que têm senhas, por não terem sido atendidas ontem, ainda estão aqui e vão aparecendo paulatinamente. Não sabemos o que se passa, mas a verdade é que estamos a ficar cansados”, desabafou Délcia.
No posto instalado no Ministério da Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH), Aires Pelembe disse não perceber a razão da morosidade, pois não havia muitas pessoas na fila. Disse ter chegado as 9h00 e já eram 10h00 e ainda não tinha sido atendido.
Questionado pela AIM sobre as causas da demora, o brigadista Hélio Zandamela afecto na Escola Primária Completa 16 de Junho explicou que a morosidade ocorre nas primeiras horas devido ao reinício do processo das máquinas e o sistema estava um pouco lento. Mas depois de algum tempo o processo está a decorrer da melhor forma.
Sobre a distribuição de senhas a alguns cidadãos e que foram instruídos para comparecerem no mesmo local Zandamela disse que se deve ao seu aparecimento tardio no dia anterior, ou seja quase na hora do fecho.
Os postos de recenseamento estão abertos todos os dias, incluindo feriados, no período compreendido entre as 08h00 às 16h00, até ao dia 03 de Junho próximo.
De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística a cidade de Maputo possui 928.946 potenciais eleitores
(AIM)
FG/sg