Maputo, 24 Abr (AIM) – A cidade de Maputo, a capital moçambicana, já recenseou 34 mil eleitores desde o inicio do processo a 20 de Abril em curso.
O facto foi revelado hoje (24) pelo presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Carlos Matsinhe, em conferência de imprensa de balanço dos primeiros quatro dias do recenseamento eleitoral no município de Maputo. Moçambique tem 65 autarquias locais.
“Até este momento tenho apenas os números de Maputo, ainda estamos a fazer uma ronda pelo órgão de administração eleitoral. Até o fim da tarde de hoje poderemos dar o panorama geral de todo o país. Mas até ontem a cidade de Maputo tinha registado cerca de 34 mil eleitores”, disse Matsinhe.
Ainda hoje, Matsinhe cumpriu o seu dever de recensear para poder votar nas sextas eleições autárquicas agendadas para 11 de Outubro próximo e convidou a todos os moçambicanos com idade igual ou superior a 18 anos a fazerem o mesmo, junto das suas autarquias, com vista a se alcançar a cifra de 9.921.625 eleitores, segundo as projecções do Instituto Nacional de Estatística (INE).
“É importante que cada cidadão se dirija aos postos de recenseamento para que este número seja alcançado”, alertou a fonte.
Questionado sobre as avarias do equipamento usado para o recenseamento, a fonte avançou que apesar de haver registo de algumas situações isoladas, o processo continua a decorrer a bom ritmo.
“Até este momento tudo está a andar nos conformes. Ainda não recebemos nenhuma reclamação de grande vulto”, assegurou.
O recenseamento decorre todos os dias, incluindo sábados e domingos, das oito às 16 horas.
Para além de brigadas fixas, serão instaladas brigadas móveis para reduzir as distâncias entre as residências e os postos de recenseamento eleitoral.
(AIM)
Leonel Ngwetsa (LW)/mz