Maputo, 26 Abr. (AIM) – A capital moçambicana Maputo registou uma produção de 10 mil toneladas de carne em 2022, sendo 7.795,8 toneladas de carne de frango, 2.063,98 toneladas de carne bovina, 92,05 toneladas de carne de pato, 79,38 toneladas de carne de coelho e 41,8 toneladas de carne suína.
Os dados foram revelados na manhã desta quarta-feira (26) no bairro de Mutsekwa distrito municipal de Ka Tembe, na cidade Maputo, por Maria Helena Checo, directora do Gabinete do Secretário de Estado da cidade, durante o lançamento da campanha de vacinação de animais de 2023.
Falando em representação ao Secretário de Estado, a fonte disse que os resultados reflectem a execução de campanhas de imunização de animais sob diversas formas pelo país.
“’Contribuíram para o alcance destes resultados, a realização de vacinações obrigatórias e banhos carracicidas, a disponibilidade das vacinas, a implementação de medidas para o controlo de movimento de animais, seus produtos e subprodutos”, explicou.
Checo afirma que apesar do bom desempenho urge continuar a trabalhar de modo a ultrapassar as barreiras existentes e atingir outros patamares.
“Não obstante os resultados alcançados nos últimos anos, não devemos baixar os braços, pois os desafios que nos esperam pela frente são enormes e o caminho a percorrer ainda é longo, principalmente nos domínios do acesso às tecnologias resilientes, mercado, prevenção e controlo de doenças animais, disse.
Para o presente ano a meta é vacinar acima de 108 mil animais (108259), sendo, 799 animais vacinação contra carbúnculo hemático, 350 animais vacinação contra carbúnculo sintomático, 91.110 aves vacinação contra a Newcastle e a vacinação contra a raiva 16.000 animais dos quais 15.000 caninos e 1.000 felinos.
O processo de vacinação hoje lançado vai decorrer ao longo de todo o ano e a vacinação para cada doença terá em conta a época provável de ocorrência das doenças e o estado de imunidade dos animais desde a última vacinação a que tenham sido submetidos.
Checo acrescenta que a pecuária é um sector com potencial para a criação de empregos em Moçambique.
“As cadeias de valor da pecuária possuem um grande potencial para a geração de renda familiar, criação de emprego seguro, e contribuição significativa na economia e que assegure a resiliência das populações às mudanças climáticas de que o País sofre” referiu.
Checo concluiu a sua intervenção exortando a todos os criadores de animais a “levarem os seus animais para os postos de vacinação para que estes sejam imunizados”.
(AIM)
Cc/sg