Chimoio (Moçambique) 27 Abr (AIM) – As autoridades da província central de Manica, em Moçambique, esperam imunizar, na presente campanha, 254 mil cabeças de gado bovino contra o carbúnculo hemático.
O lançamento da campanha teve lugar quarta-feira (26) em todo o território nacional e em Manica vai decorrer nos 12 distritos desta província.
Estima-se que mais de quatro milhões de galinhas serão vacinadas contra a Newcastle e 40 mil cães e gatos contra a raiva.
O director provincial de Agricultura e Pescas, em Manica, Ernesto Lopes disse no acto do lançamento da campanha que teve lugar no distrito de Macate, que o gado bovino será imunizado contra o carbúnculo hemático brucelose, febre aftosa e dermatose nodular.
Lopes referiu que os números planificados este ano representam um aumento em cinco por cento quando comparados com o ano passado e assegurou que estão criadas todas as condições para que a campanha de vacinação seja um sucesso.
“Todas as condições estão criadas para o cumprimento de todas as metas. No ano passado não conseguimos alcançar a meta de vacinação contra a raiva. Não tínhamos vacinas suficientes. Também tivemos dificuldades na vacinação contra a febre aftosa. Mas para esta campanha tudo está tudo acautelado”, assegurou Ernesto Lopes.
“Está actividade vai contemplar todos os distritos da nossa província, principalmente Guro, Machaze e Báruè, Manica e Sussundenga onde temos maior número de animais, sobretudo o gado bovino”.
Referiu que as dificuldades são enormes devido a falta de recursos financeiros, pois é um processo que irá absorver mais de dois milhões de meticais (cerca de 31 mil dólares) só em ajudas de custo para os técnicos envolvidos.
As vias de acesso para os locais mais distantes da província é outro constrangimento. Sem avançar o número de brigadas de técnicos envolvidos na campanha, Ernesto Lopes sublinhou que muitos criadores da província de Manica são do sector família e vivem em zonas distantes.
Os técnicos de veterinária deslocar-se-ão até estas regiões para vacinar todos os animais para evitar que fiquem expostos a várias doenças que poderão alastrar-se por todos os distritos ou mesmo pelo país.
(AIM)
Nm/sg