Maputo, 27 Abr (AIM) – A presidente da Assembleia da República (AR) o parlamento moçambicano, Esperança Bias, diz não à guerra entre os países pois apenas causa morte, dor e sofrimento de cidadãos inocentes, bem como destruição de infra-estruturas.
“A guerra apenas destrói. Então, todos nós devemos trabalhar para que tenhamos um mundo de paz”, disse Bias, que hoje (27) terminou uma visita oficial de três dias a Federação Russa, que surge a convite de Valentina Matvienko, presidente do Conselho da Federação da Assembleia da Rússia.
Bias, que falava a imprensa moçambicana, defende que todos os cidadãos devem trabalhar para um mundo em paz, onde cada país respeita a soberania de outro país e que haja uma cooperação numa base de relacionamento são.
Referiu que Moçambique está ciente dos danos causados por guerra, incluindo as consequências do terrorismo.
Aliás, Moçambique é vítima de ataques terroristas que desde Outubro de 2017, assola alguns distritos da província de Cabo Delgado, norte do país.
Sobre a cooperação económica entre Moçambique e Rússia, Bias afirmou que as trocas comerciais entre ambos os países situam-se em cerca de 125 milhões de dólares.
A presidente do parlamento moçambicano aproveitou a oportunidade para convidar os empresários russos a investir em Moçambique, particularmente as micro, pequenas e médias empresas devido ao seu elevado potencial para a criação de emprego.
“No fundo, os empresários de pequena dimensão são aqueles que trazem maior impacto para a economia e criam muito mais empregos”, afirmou.
No concernente a cooperação política, Bias acredita que as relações vão continuar a crescer, fazendo eco a visita oficial de dois dias que Valentina Matvienko efectuou à Moçambique, em início de Junho de 2022.
Fazendo um balanço da sua visita à Rússia, a presidente da AR considera que foi “muito produtiva […] temos uma imagem daquilo que nós podemos fazer; deu [para entender] a imagem do papel do deputado neste processo de desenvolvimento”.
Sobre o papel do deputado, Bias explicou que passa pela reformulação de leis, para que possam responder a actual dinâmica do desenvolvimento do país, e, sobretudo a fiscalização da implementação das mesmas leis.
Na Rússia, Bias teve a oportunidade de discursar na 544.ª sessão plenária Conselho da Federação da Assembleia da Rússia. Também manteve encontros com o presidente da Duma Estatal da Assembleia Federal da Rússia, Vyacheslav Volodin.
Ainda durante a sua visita oficial à Federação da Russa, a presidente do parlamento moçambicano reuniu-se com a comunidade moçambicana e manteve contacto com alguns locais históricos daquele país.
Acompanharam Esperança Bias, os chefes das três bancadas parlamentares, nomeadamente Sérgio Pantie, da Frelimo, partido no poder; Viana Magalhães, da Renamo, o maior da oposição; e Lutero Simango, do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), a terceira força no parlamento, bem como quadros da AR.
(AIM)
Ac/sg