Maputo, 03 Mai. (AIM) – O ministro dos Recursos Minerais e Energia, Carlos Zacarias, afirma estar em discussão entre Moçambique e Japão novos investimentos deste país asiático no sector de recursos minerais de Moçambique, incluindo na adição de valor.
Zacarias anunciou o facto hoje (03), em Maputo, no término de uma audiência que concedeu ao seu homólogo japonês dos Negócios Estrangeiros, Yamada Kenji, que se encontra no país para uma visita de trabalho.
Explicou que ambos os países cooperam na área de produção de energia, pelo que agora, está em cima da mesa o processamento de minerais em território nacional.
“Temos vários projectos e envolvimento de várias empresas do Japão, na área de energia, electricidade, energias renováveis, hidrocarbonetos. [Agora estamos em] discussões para que empresas japonesas possam participar na área dos recursos minerais e particularmente na área de mineração.
“Neste momento é muito importante que haja reprocessamento dos minerais aqui em Moçambique” referiu o governante.
Zacarias diz estar a trabalhar em coordenação com o Ministério da Indústria e Comércio de Moçambique a fim de envolver os japoneses na cadeia dos minerais.
“Contamos que no futuro, a médio prazo, tenhamos o envolvimento das empresas japonesas na cadeia de fornecimento de minerais [por isso] temos várias discussões a vários níveis com o Ministério da Industria e Comércio” disse o ministro.
Ainda na manhã desta quarta-feira Yamada foi recebido em audiência pelo vice-Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves para avaliar o estado de relações entre ambos os países.
Gonçalves declarado que a cooperação bilateral entre as nações está num bom caminho.
Yamada chefia a Missão Público Privada Japonesa para a Promoção do Comércio em Moçambique, uma delegação empresarial nipónica com mais de 50 indivíduos [dentre eles empresários] de visita ao país.
(AIM)
Cc/sg