Maputo, 03 Mar (AIM) – O parceiro estratégico do projecto da Hidroeléctrica de Mphanda Nkuwa será anunciado ainda no primeiro semestre do corrente ano em curso, e irá juntar-se a Hidroeléctrica de Cahora Bassa e a empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) na materialização de uma das maiores iniciativas de geração de energia no país.
A garantia foi dada hoje, em Maputo, pelo director técnico do Gabinete de Implementação do projecto, Sérgio Elísio, falando a imprensa, a margem de um workshop envolvendo diferentes partes envolvidas na planificação do projecto, onde foram abordados aspectos referentes a actualização dos estudos técnicos existentes sobre a iniciativa.
“Ate o final do primeiro trimestre deste ano será anunciado o parceiro estratégico”, disse Elísio à imprensa.
Segundo o chefe do Gabinete de Implementação de Mphanda-Nkuwa, o processo de selecção do parceiro estratégico que irá desembolsar a maior parte do investimento necessário para a construção do empreendimento está bem encaminhado, embora ainda persistam aspectos críticos ligados a actualização dos estudos técnicos, económicos e ambientais.
Para o processo de actualização dos estudos em alusão, o gabinete de implementação do empreendimento convidou para uma auscultação os intervenientes que actuam no sector de energia a nível nacional, a concessionária de energia sul-africana (ESKOM), a Autoridade de Fornecimento de Electricidade do Zimbabwe (ZESA), a Electrificação da África Austral (SAPP), Banco Europeu, entre outros.
Os referidos actores têm a missão de fazer um estudo para avaliar as condições do mercado de energia, condição crucial para determinar o perfil de energia de Mphanda-Nkuwa e a quantidade necessária para responder a procura doméstica e regional.
Os estudos incluem a parte de transporte de energia, com vista a avaliar as diferentes opções de transporte de energia e determinar as opções mais viáveis do ponto de vista técnico e económico para evacuação de energia de Mphanda-Nkuwa projectada para 1.500 MW.
Com um custo estimado em 4,5 bilhões de dólares, o projecto Mphanda-Nkuwa, inclui o desenvolvimento de uma barragem localizada a 61 quilómetros a jusante da Cahora Bassa, Rio Zambeze, na província central de Tete.
(AIM)
Pc/sg