Kigali, 05 Maio (AIM) – As chuvas fortes que se fazem sentir no Ruanda já provocaram a morte de mais de uma centena de mortos, a maioria das quais por deslizamento de terras, anunciaram hoje as autoridades locais.
A emissora pública ruandesa RBA informou que até o momento 109 pessoas morreram, sendo 95 na província ocidental e 14 na província do norte.
De acordo com a BBC, na manhã de hoje, o governador da província ocidental do país, François Habitegeko, disse que pelo menos 50 pessoas morreram e um número não quantificado ficou gravemente ferido depois que fortes chuvas atingiram a região durante a noite.
“Muitas casas desabaram sobre pessoas, o número provisório dos que perderam a vida é de 55 e há muitos feridos”, disse Habitegeko.
Acrescentou que decorrem as operações de resgate em áreas remotas, pelo que o muito provável que o número de vítimas venha a subir.
Anunciou ainda que as principais estradas da província, incluindo a nova ao longo do Lago Kivu, estão transitáveis devido a deslizamentos de terras’.
A região oeste do país foi uma das mais atingidas pelo temporal, entre a noite de terça feira e madrugada de hoje .
A agência meteorológica ruandesa alertou para ocorrência fortes chuvas ao longo deste mês.
(AIM)
Zt /sg