Maputo, 05 Mai (AIM) – O presidente do Grupo Nacional da Assembleia da República de Moçambique (AR) na Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (AP-CPLP), Sérgio Pantie, defende uma iniciativa multilateral para ultrapassar os vários desafios que o mundo actualmente enfrenta.
O deputado moçambicano que na AR é chefe da bancada parlamentar da Frelimo, partido no poder em Moçambique, aponta mudanças climáticas, conflitos armados, desarmamento e pobreza extrema, e abrandamento da economia internacional, como alguns desafios que necessitam de uma união multilateral para a sua solução.
“O multilateralismo deve ser uma das principais bandeiras da política externa, havendo perigos de um mundo em que o multilateralismo é esquecido, o que pode hipotecar o futuro da juventude e das gerações vindouras,” disse Pantie esta sexta-feira (05), em Maputo, na abertura da reunião dos presidentes dos Grupos Nacionais da AP-CPLP.
Pantie disse que no âmbito da contínua cooperação e solidariedade entre os países da CPLP é necessária a busca de soluções eficazes, rápidas, colectivas e sustentáveis.
No que concerne ao terrorismo, Pantie afirmou que se trata de um fenómeno que ameaça a paz e estabilidade global, tendo apelado à contínua cooperação internacional como um imperativo para a sua erradicação.
“Nesta senda, Moçambique tem pautado pela promoção do diálogo, paz e segurança internacionais, sendo este o espírito que orienta a sua acção como Membro Não Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, cuja presidência rotativa esteve a cargo do país no passado mês de Março,” afirmou.
O evento visa preparar a próxima reunião dos presidentes da AP-CPLP a ter lugar em Junho próximo na Guiné Equatorial.
(AIM)
Ac/mz