Maputo, 07 Mai (AIM)- A empresa Electricidade de Moçambique (EDM) desmantelou, este sábado (06), 20 esquemas de roubo de energia nos bairros Hulene e Mavalane, na Cidade de Maputo, a capital do país.
O esquema foi descoberto por técnicos da EDM, acompanhados de agentes da Polícia da República de Moçambique, que fiscalizaram algumas casas nos bairros de Hulene B e Mavalane.
“Num universo de 70 clientes, conseguimos encontrar 20 pessoas a roubar energia”, disse Sílvia Macamo, directora de Operações da EDM, na Cidade de Maputo.
Segundo a gestora, citada pelo “O País”, há clientes que usam energia “de borla há mais de dois anos. Desde que celebraram contratos nunca compraram energia”.
A EDM tem vindo, nos últimos anos, a substituir os contadores antigos por novos – os chamados “contadores inteligentes” – mas porque ainda não foram abrangidos todos os locais, persiste o consumo ilegal de electricidade.
Macamo afirmou que a sua empresa tem privilegiado a consciencialização dos infractores, mas em alguns casos tem optado por levar alguns destes à esquadra [da Polícia] para responderem pelo furto de energia.
A EDM diz que vai continuar com a operação de desmantelamento de esquemas de roubo de energia em outros bairros para desincentivar as ligações clandestinas.
A Electricidade de Moçambique diz que de Janeiro a esta parte já perdeu cerca de um milhão de meticais (cerca de 16 mil dólares norte-americanos) por ligações clandestinas só na capital do país.