Chimoio (Moçambique) 12 Mai (AIM) – O governo do distrito de Macate, na província central de Manica, está a mobilizar recursos para a reconstrução de cerca de 300 casas destinadas às vítimas do ciclone tropical “Freddy” que, em Março último, afectou as regiões norte e centro de Moçambique.
Em Manica, o fenómeno fustigou severamente os distritos de Mossurize, Vanduzi, Guro, Báruè, Manica, Chimoio, Machaze e Macate, Tambara, Gondola e Macossa, onde deixou centenas de famílias ao relento na sequência de desabamento de algumas residências. O Freddy também destruiu vias de acesso e outras infra-estruturas.
Por isso, o governo de Macate está a mobilizar recursos para a reconstrução de cerca de 300 casas resilientes para igual número de famílias desabrigadas.
O secretário permanente do distrito de Macate, Rosário Saene, assegurou recentemente que decorrem contactos junto de parceiros para, ainda este ano, iniciar a edificação das referidas residências.
“Para além das casas, o governo tem estado a distribuir cestas básicas às famílias assoladas pelo mau tempo. São famílias que estão no posto administrativo de Zembe que foi o mais atingido pelo fenómeno” disse Saene, num breve contacto mantido com a reportagem da AIM.
O dirigente pede uma maior colaboração da população para a materialização deste plano de apoio às famílias destituídas, saindo das zonas de risco e propensas às inundações para os locais mais seguros e, deste modo, evitar situações similares nas próximas épocas chuvosas.
“Estas famílias perderam parcial ou totalmente as suas residências. Hoje estão sem abrigo. Estamos a trabalhar para aliviar o seu sofrimento e sensibilizar as mesmas a abandonarem as zonas de risco para que não tenhamos, nos próximos tempos, problemas relacionados com perdas de bens materiais ou mesmo vidas humanas”, disse a fonte.
Nos distritos afectados, o ciclone destruiu igualmente 8.164 hectares de culturas diversa, dos quais 1.813 foram completamente perdidos. As culturas mais afectadas são cereais, hortícolas e leguminosas que foram devastados pelas chuvas e ventos fortes.
Neste momento, alguns produtores estão a trabalhar a terra para a produção da segunda época da campanha agrícola 2022/23.
O Freddy também destruiu em Manica mais de 80 salas de aula, afectando 47 escolas dos distritos de Macate Mossurize, Vanduzi, Guro, Báruè, Manica, Chimoio, Machaze, Gondola, Tambara e Macossa.
(AIM)
NM/sg