Maputo, 13 Mai (AIM) – O Banco Comercial de Investimentos (BCI) figurou na primeira posição como banco doméstico de maior importância sistémica no ano 2022 com uma classificação de 251 pontos correspondentes a capitais próprios adicionais, acima de três por cento, seguido de Millennium bim com 238 pontos acima de dois por cento.
Os dados foram divulgados recentemente pelo Banco de Moçambique, o regulador do sistema financeiro nacional que por força de Lei deve publicar, até ao dia 30 de Abril de cada ano, a lista de instituições de crédito classificadas como D-SIBs ou Quase D-SIBs, com base em dados reportados a 31 de Dezembro do ano anterior.
De acordo com o regulador, neste momento, o BCI tem maior robustez e solidez financeira, segundo os indicadores de tamanho, interligação, e substituibilidade, que estão acima de 130 pontos, valor exigido para medir a posição de D-SIBs.
A terceira e quarta posições são ocupadas pelo Standard Bank, e Banco Absa respectivamente.
Na classificação do Banco de Moçambique, o M-Pesa, serviço financeiro móvel da Vodacom, aparece em nona posição de importância sistémica, acima de banco comerciais como Banco Nacional de Investimentos (BNI), First Capital Bank Moçambique, Banco Mais, Ecobank, e outros.
Refira-se que a classificação actual representa uma permuta de posições entre o BCI e o Millennium bim, tendo em conta que em 2021 o Millennium bim recebeu maior pontuação em relação ao BCI, tendo sido a instituição bancária que ocupou o lugar cimeiro.
(AIM)
PC/mz