
Secretário de Estado em Manica, Dick Kassotche, no acto de recenseamento eleitoral
Chimoio (Moçambique), 16 Mai (AIM) – O Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) inscreveu mais de 400 mil potenciais eleitores nos seis distritos autárquicos da província de Manica, centro de Moçambique.
O número de potenciais eleitores já inscritos corresponde a uma execução de 54.6 por cento da meta traçada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que é de recensear 732.063 cidadãos nos seis distritos autárquicos.
O recenseamento eleitoral iniciou no dia 20 de Abril e deverá terminar no próximo dia 03 de Junho.
Gondola, Sussundenga, Manica, Catandica, Chimoio e Guro são as autarquias onde decorre o recenseamento rumo às VI eleições autárquicas marcadas para 11 de Outubro próximo.
No distrito de Guro, elevado recentemente a categoria de município, o recenseamento decorre sem grandes sobressaltos.
O director provincial do Secretário Técnico de Administração Eleitoral em Manica, Luciano José, disse que o registo dos cidadãos está a decorrer de forma satisfatória, sem ocorrência de ilícitos eleitorais considerados graves.
“Estamos num bom caminho. Neste momento não temos nenhum problema relacionado com o equipamento de registo de eleitores. Diariamente temos feito rondas para aferir se existe alguma dificuldade que necessite de um técnico para a sua solução. Mas até então não temos. O trabalho está a decorrer sem grandes sobressaltos”, assegurou Luciano José.
O director falava segunda-feira (15) em Chimoio, a capital provincial, numa conferência de imprensa convocada para anunciar os dados actualizados sobre o processo de recenseamento.
Na ocasião, Luciano José fez saber que desde o início do processo, o STAE registou a ocorrência de dois incidentes.
Na cidade de Chimoio, um menor de 15 anos de idade fez-se ao posto de recenseamento para se inscrever e porque os brigadistas não prestaram atenção recensearam o menor.
“Olhando para a estatura física do indivíduo, altura e estando a usar algumas pessoas como testemunhas para o registo, [o menor] foi inscrito. Mas através da intervenção dos fiscais, ele foi descoberto que não tem idade e o seu cartão ficou retido para se perceber o que é que de facto motivou a este cidadão a se inscrever”, explicou.
Luciano José acrescentou que “porque este cidadão não possui idade eleitoral activa, a sua inscrição será nula”.
Outra situação, segundo a fonte, é de um cidadão que tentou promover a dupla inscrição. “Ele voltou ao posto de recenseamento onde fez o primeiro registo. Ao longo da entrevista e no lançamento dos dados no sistema foi possível descobrir que ele já estava inscrito”.
A fonte explicou que o cidadão foi entregue às instâncias competentes para investigação e melhor tratamento do caso.
Quanto ao desempenho dos distritos, Luciano José afirmou ser uma situação confortável, pois, na cidade de Chimoio, por exemplo, houve reforço e alguns postos receberam mais máquinas para responder a demanda dos cidadãos que se deslocam aqueles lugares para serem inscritos.
“Em alguns postos verificamos filas enormes de pessoas que querem recensear-se. Por causa disso, houve um acréscimo de máquinas para alguns postos. O distrito de Chimoio inscreve uma média de 4.200 ou mesmo 4.300 potenciais eleitores por dia. Acreditamos que havemos de alcançar a meta que nos foi atribuída pelo Instituto Nacional de Estatística”, disse.
Assegurou que nos próximos dias, o STAE receberá outro material de recenseamento para responder em casos de qualquer necessidade nos distritos onde decorre o processo.
“A educação cívica está a decorrer muito bem. Os brigadistas estão no terreno a sensibilizar a população para afluir em massa aos postos de recenseamento”, assegurou.
Também apelou à população a dirigir-se aos postos de recenseamento para se inscrever e exercer o seu dever cívico de votar ou mesmo ser eleito no dia 11 de Outubro próximo.
Na província de Manica trabalham 235 agentes de educação cívica eleitoral e estão em funcionamento 272 postos de recenseamento, entre fixos e móveis.
(AIM)
NM/mz