Quelimane (Moçambique), 18 Mai (AIM) – Um total de quarenta membros da polícia moçambicana (PRM), a nível da província central da Zambézia, foram promovidos a classe de oficiais superiores.
Destes, dois foram promovidos a patente de superintendente e 38 de adjunto de superintendente da polícia.
A cerimónia foi dirigida pelo comandante provincial da PRM na Zambézia, Fabião Nhakololo.
Falando em parada policial alusiva as celebrações do quadragésimo oitavo aniversário da PRM, que se assinalou quarta-feira (17), a escala nacional, Nhakololo disse esperar dos promovidos um rigor redobrado na sua actuação operativa.
“Mesmo diante das diversas dificuldades que a actual conjuntura económica e financeira impacta no funcionamento das nossas instituições decorrente de situações estruturais e globais, o vosso esforço no trabalho operativo deve somar-se ao dos membros nas restantes sob unidades policiais”, orientou.
No contexto das celebrações, o adjunto comissário da polícia disse comemora-se a data num momento de grandes desafios à segurança pública como é o caso da criminalidade no geral, com maior preocupação para os casos de homicídios e alguns de roubo com recurso a armas de fogo e a problemática de acidentes de aviação que resultam em óbitos.
O comandante também manifestou-se apreensivo com a imigração e exploração ilegal de recursos minerais, terrorismo, e criminalidade organizada.
“Estes problemas constituem em si, ao nível da corporação e na província, uma ameaça à ordem, segurança e tranquilidade públicas, mas ao mesmo tempo são um desafio e oportunidade para mais uma vez redobrarmos o esforço e assumirmos o nosso compromisso para que de forma incondicional e abnegada continuemos a garantir a segurança da nossa população”, afirmou.
Nhakololo indicou que o controlo da situação geral da criminalidade, em 2022, e no primeiro trimestre deste ano, encoraja continuar-se com actividades operativas.
A polícia refere que houve redução do crime em 99 casos, considerando o registo de 247 contra 346 de igual período anterior.
A efeméride celebrou-se sob o lema “PRM 48 anos consolidando estratégias face aos desafios da segurança pública para melhor servir ao cidadão”.
(AIM)
Lopes Obadias/mz