Maputo, 21 Mai (AIM) – A Secretária de Estado na Província de Niassa, Lina Portugal, desdobra-se em processo de mobilização de parceiros de cooperação para apoiar o desenvolvimento daquela região do Norte de Moçambique.
Para o efeito, acompanhada de quadros dos dois Órgãos de Governação provincial, manteve encontros separados, na sexta-feira (19), na cidade de Maputo, com os Embaixadores da Suécia, Irlanda, Suíça, Estados Unidos de América (EUA) e parceiros bilaterais, para divulgar a Realização do I Fórum de Investimento da Província e buscar parceiros privados e públicos para materialização deste evento.
Lina Portugal apontou a degradação das vias de acesso que ligam as principais zonas de produção para os grandes mercados como um dos desafios da província, particularmente no período chuvoso.
Destacou que a província que dirige possui um leque de oportunidades, nas áreas de agricultura, turismo, entre outras, ainda por explorar o seu potencial, daí que” a realização do I Fórum de Investimento constitui uma oportunidade para mobilizar Investimento para a província.”
A província, devido a sua localização, possui importantes corredores de desenvolvimento, nomeadamente Pemba- Lichinga e Nacala- Lichinga, este último permite o acesso ao Porto de Nacala e pode ser usado para escoamento da produção.
A dirigente salientou, nos encontros, que o I Fórum de Investimento sob lema ‘Agricultura & Agro-negócio como factor dinamizador do desenvolvimento da Província do Niassa ‘, visa dar primazia a três culturas nomeadamente macadâmia, trigo e soja, para além da componente do agro-processamento.
Para a dirigente, citada numa nota do seu gabinete, a iniciativa visa promover a criação de emprego, em particular para jovens, e operacionalizar a Zona Económica Especial de Uti e o Programa da ZEPA lançado em 2021, em Cuamba, pelo Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi.
Referiu que a realização do I Fórum de Investimento visa, também, operacionalizar a carteira de projectos inscrita no Plano Estratégico de Niassa- PEN 18-2029- com vista à busca de parcerias para fortalecer o empresariado local e nacional.
Aproveitou a ocasião para solicitar aos parceiros o seu engajamento na mobilização de seus concidadãos para investirem na província de Niassa.
Adrian Hadorn, embaixador da Suíça, louvou a iniciativa da província que é de juntar sinergias com o governo para a melhoria da vida da população.
Hadorn frisou que tem apoiado nos programas de descentralização, sobretudo na coesão social, área de saúde, tendo explicado que, recentemente, apoiou na resposta ao surto de cólera e, brevemente, irá apoiar no desenvolvimento de habilidades para jovens.
Na ocasião, o Embaixador dos EUA, Hendrick Vrooman, garantiu a divulgação do Fórum para que Niassa tenha um sector empresarial forte e robusto ciente dos desafios que existem. Frisou ainda que os EUA têm estado a implementar vários programas através da sua agência de desenvolvimento, USAID.
Por seu turno, a embaixadora da Suécia, Marie Andersson de Frutos, salientou ser relevante que haja conexão entre o sector produtivo privado local e outros internacionais, tendo garantido que irá contactar empresários suecos para participarem no fórum.
Acrescentou que a Suécia tem grandes iniciativas no apoio ao sector privado, e recordou que, recentemente, rubricou um acordo denominado “Projecto Brilho”, uma solução de acesso à energia à base de pequenos painéis solares para a população carenciada a ser implementado no Niassa.
O Embaixador da Irlanda, Ruairo de Burca, disse que o seu país está a trabalhar em Niassa há 27 anos e tem conhecimento profundo da província, tendo garantido “todo o apoio necessário para a materialização do evento.”
Recordou que a Irlanda tem vários programas de apoio ao Niassa, com destaque na área da Agricultura, na componente de sistemas alimentares sustentáveis (avicultura e piscicultura), saúde e nutrição.
Para além destes encontros com as embaixadas, a delegação dos dois órgãos (Conselho Executivo Provincial e Conselho dos Serviços de Representação do Estado) manteve encontros com a Câmara de Comércio de Moçambique e Agências de promoção de Investimento (Apiex).
(AIM)
dt