Maputo, 28 Mai (AIM) – A capital moçambicana Maputo já atingiu 87 por cento da meta estabelecida para o recenseamento eleitoral, com a inscrição de um número superior a 500 mil eleitores nos sete distritos municipais.
A informação foi avançada hoje, em Maputo, pelo vogal e porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Paulo Cuinica, em conferência de imprensa para fazer o balaço das actividades de supervisão sobre o curso do processo que vai culminar com as VI eleições autárquicas de 11 de Outubro próximo.
Paulo Cuinica disse que nos distritos escalados foi possível observar com grande satisfação que o recenseamento está a decorrer sem grandes sobressaltos, com os brigadistas e todo o pessoal envolvido nos postos de recenseamento motivados.
“Estamos neste momento a 87 por cento de inscritos, com cerca de 500 mil eleitores já inscritos. Estamos numa situação que já pensamos que até ao final do recenseamento no dia 03 [de Junho próximo] podemos estar muito próximos da meta ou ultrapassarmos a meta. Portanto, o trabalho está a correr muito bem”, explicou.
Segundo Cuinica, regista-se um fluxo reduzido em alguns locais porque estão próximos de atingir a meta. Citou como exemplos os distritos da KaTembe, KaNyaka.
“KaTembe já ultrapassou a meta e já não aparecem muitos eleitores porque já se está próximo da meta e vão escasseando os eleitores”, anotou.
De um modo geral disse que se regista fluxo satisfatório de eleitores, mas não como no princípio. “Já não temos longas filas, as pessoas que aparecem são imediatamente atendidas”.
Aproveitou a oportunidade para advertir os cidadãos que ainda não se recensearam para faze-lo o mais breve possível e não deixar tudo para a última hora, porque nessa altura poderá haver muitas enchentes.
“Queremos exortar as pessoas para se recensearem enquanto ainda é tempo, pois já não falta muito tempo. É necessário que se recenseiem para evitar os transtornos da última hora”.
A fonte explicou que durante os trabalhos foram levantadas questões relevantes pela população porque as pessoas têm a consciência cívica que nunca tiveram antes.
Questionado sobre os eleitores que pernoitam nos postos e não conseguem recensear-se na cidade da Beira por conta da avaria de equipamentos, Cuinica avançou que a informação será esclarecida assim que a equipe de supervisão que está nas províncias regressar. Nessa altura farão um balanço conjunto entre a CNE e o Secretariado Técnico de Administração de Eleições (STAE).
“Neste momento o que devo dizer é que houve um grande reforço em termos de “Mobiles ID’s” e, portanto, a Beira também terá recebido mais “Mobiles ID” e achamos que também nesse ponto do país o trabalho vai decorrer de melhor forma possível”, disse.
Dados da Comissão Nacional de Eleições (CNE), indicam a cidade de Maputo possui cerca de 728 mil potenciais eleitor (AIM) FG/sg