Maputo, 31 Mai (AIM) – Dois cidadãos moçambicanos encontram-se detidos no distrito de Mchinji, norte do Malawi, depois de terem sido surpreendidos na posse de um pangolim, uma espécie protegida naquele país.
Os referidos cidadãos, de 40 e 46 anos de idade, são residentes do povoado do régulo Katsabola, distrito de Chifunde, província central de Tete, em Moçambique.
Segundo a Rádio Moçambique, emissora nacional, os dois moçambicanos foram detidos pela polícia malawiana no Centro Comercial Kadziyang’ane, de Mchinji, quando procuravam mercado para a venda daquela espécie faunística.
O oficial de Relações Públicas da esquadra da polícia de Mchinji, Limbani Mpinganjira, disse que ao serem interrogados, os suspeitos revelaram que o animal foi capturado no distrito de Chifunde, na província de Tete e no Malawi estavam apenas a procura de um potencial comprador.
Os indiciados pelo crime contra a fauna bravia, serão presentes em breve ao tribunal para responder pelos crimes de tráfico e venda de espécies protegidas e incorrem a uma pena de três a cinco anos de prisão efectiva, incluindo trabalho forçado.
(AIM)
Fs /sg