Maputo, 01 de Jun (AIM) – Pelo menos um marinheiro, membro de um grupo de homens não especificado que embarcaram em direcção à Ilha de Inhaca, distrito municipal Ka Nyaka, na noite da última sexta-feira, é dado como desaparecido nas águas da baía de Maputo.
Segundo informações preliminares, a embarcação que transportava um grupo de homens partiu do Porto de Pesca da cidade de Maputo cerca das 22 horas locais.
O vereador do distrito de KaNyaka, Roberto Chitsondzo , explicou à AIM que, até então, ainda não há pistas do desaparecido. Entretanto, decorrem as diligências com vista a localizar o corpo do marinheiro desaparecido.
“O incidente aconteceu na noite de sexta-feira para sábado. Até agora estamos à procura do corpo nas águas. Uns marinheiros fugiram de Maputo às 22 horas da noite, não respeitando as regras da marinha e as indicações do mau tempo”, disse.
Acrescentou não haver ainda detalhes de como é que aconteceu. “Só sabemos que um deles caiu na água e desapareceu, e assim perdemos um homem”.
Contudo, Chitsondzo assegurou que, apesar deste incidente, os naufrágios não são frequentes, porque, segundo argumentou, há sempre a observância cautelosa das medidas de segurança.
“Há sempre um mínimo de segurança. Temos a polícia lacustre, temos as autoridades, quer aqui, quer em Maputo, que fazem a fiscalização atempada do número de passageiros em cada embarcação. Portanto, nenhuma embarcação sai sem ter autorização para sair”, garantiu.
Por usa vez, o presidente da Associação dos Transportadores Marítimos e Terrestres no distrito de Ka Nyaka, Alfredo Masseve, com base em dados preliminares em sua posse, explicou que a embarcação à vela terá registado danos no motor e, na tentativa de trocar, o marinheiro caiu de cabeça nas águas.
“Isso quando aconteceu eu só soube no domingo, mas, por causa do mau tempo, não daria para circular no mar a procura dele”, disse, acrescentando que “o problema é que as embarcações de carga só partem à noite”.
Apesar de este ser o primeiro caso a se registar este ano, segundo Masseve, os casos de desaparecimento de marinheiros são frequentes durante a travessia da Cidade de Maputo para o distrito de Ka Nyaka.