Maputo, 02 Jun (AIM) – O governo alemão em pareceria com a Diocese de Pemba, na província de Cabo Delegado, extremo norte de Moçambique, assinaram um acordo para a criação de uma rede regional de apoio às mulheres naquela província.
O projecto, que inclui apoio educacional para raparigas em idade escolar, visa a a promoção, construção da paz e protecção dos direitos humanos através da criação de redes de apoio inter-distritais.
Segundo a embaixada da Alemanha em Moçambique, o projecto, assinado recentemente, estende-se até fim de 2023.
“Será oferecido treinamento para fortalecer as habilidades de geração de renda e estabelecer redes de apoio entre as mulheres. Adicionalmente, serão desenvolvidos, adquiridos e distribuídos kits de iniciação, para o estabelecimento de pequenos empreendimentos”, refere a nota enviada a AIM.
“As actividades do projecto incluem a realização de rodas de discussão direccionadas às mulheres e raparigas da província. Além disso, grupos de mulheres irão produzir programas de rádio nas áreas-chave, onde elas mesmas determinarão os conteúdos do seu dia-a-dia”, acrescenta o documento.
Durante a cerimónia, o Chefe Adjunto da Embaixada Alemã, Rüdiger Zettel sublinhou que é no âmbito da política externa feminista, que o governo alemão quer contribuir para reduzir a desigualdade do género.
“Alinhado com a Resolução 1325 das Nações Unidas queremos apoiar as mulheres a enfrentar o conflito armado em Cabo Delgado quanto no fortalecimento dos seus direitos”, disse.
Já o Bispo António Juliasse Sandramo, disse em nome da Diocese de Pemba que o projecto não tem fronteiras religiosas.
‘Todas as mulheres da região afectadas pelo conflito devem se beneficiar dele’, disse.
Cabo Delgado é assolado por grupos extremistas violentos há mais de cinco anos. “Contabiliza-se mais de 3.500 vítimas mortais e aproximadamente um milhão de pessoas deslocadas, bem como a destruição de várias infra-estruturas públicas e privadas.
A “política externa feminista” da Alemanha é baseada em um enfoque inclusivo e busca promover a igualdade de género, participação das mulheres e a protecção de seus direitos em todo o mundo.
Essa abordagem, segundo a nota, reconhece o papel fundamental das mulheres na promoção da paz, segurança e desenvolvimento sustentável.
De acordo com o documento, a embaixada alemã em Moçambique, está comprometida com essa política, buscando fortalecer as mulheres e contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
(AIM)
LW/sg