Báruè (Moçambique), 02 Jun (AIM) – Água potável chega a mais 15 mil habitantes do posto administrativo de Nhampassa, distrito de Báruè, na província de Manica, centro de Moçambique.
Um sistema de abastecimento deste precioso líquido foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (02), pelo Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, que hoje iniciou uma visita de trabalho, de dois dias, à província de Manica.
O empreendimento ora inaugurado custou 41.5 milhões de meticais (mais de 650 mil dólares norte-americanos ao câmbio do dia) ao governo moçambicano e parceiros. A sua construção teve a duração de sete meses.
A edificação do sistema está inserida no Programa Nacional de Saneamento e Abastecimento de Água Rural (PRONASAR), em implementação, em Moçambique, desde 2010.
O sistema está apetrechado com equipamentos de captação, tratamento e distribuição de água aos residentes de Nhampassa-sede, passam a ter água tratada.
Com esta infra-estrutura, estará solucionado o problema de falta de água potável nas comunidades, que percorriam grandes distâncias à procura do precioso líquido.
Discursando durante a cerimónia, o Presidente da República reafirmou que o governo está a trabalhar para que todos os moçambicanos tenham água segura.
O programa PRONASAR, segundo Nyusi, vem para melhorar e construir sistemas de abastecimento de água em resposta às preocupações apresentadas pela população.
“O sistema de abastecimento de água que acabamos de inaugurar resulta dos esforços do governo e parceiros, como a Áustria e Suíça, que asseguram a higiene e saneamento equitativo para toda população”, afirmou.
Acrescentou que cerca de 38.9 por cento da população das zonas rurais tinha água de fontes seguras em 2015. “E agora, em 2023, a taxa subiu para 56 por cento. Pretendemos, no próximo ano (2024), chegar a 70 por cento, em todo o país.”
O estadista moçambicano referiu que nas zonas urbanas, em 2015, a taxa de abastecimento através de fontes seguras era de 80 por cento. Actualmente é de 83 por cento e augura-se que a taxa de cobertura seja de 90 por cento até 2024.
Aliás, um total de 850.183 pessoas têm acesso a água potável na província de Manica. Deste número, 115.097 habitantes são do distrito de Báruè, o que representa uma taxa de cobertura de 62 por cento em relação a população do distrito.
Contudo, disse ter “consciência de que ainda persistem desafios, no que diz respeito ao abastecimento de água potável.”
“Como forma de responder a esta preocupação, estão em construção sistemas de abastecimento de água em outros distritos e postos administrativos da província de Manica”, disse.
“Também serão colocadas 108 fontes de abastecimento de água dispersas. É um desafio que achamos que deverás abarcar todos os níveis, desde comunidades até as aldeias. Contamos com a contribuição de todos os moçambicanos na materialização deste plano”, sublinhou.
Na ocasião, Nyusi apelou à população a preservar a fonte de abastecimento de água, evitando ligações clandestinas e participar na gestão da infra-estrutura.
“É nossa fonte e devemos conservá-la. Saber que não podem vandalizar este bem. Façam a vigilância para evitar que pessoas de má-fé sabotem o empreendimento. Vamos todos cuidar do bem, para que sirva às comunidades por muito tempo. Queremos que o sistema seja do interesse de todos como forma de valorizar o investimento feito pelo governo e parceiros”, exortou.
Já o representante dos parceiros de cooperação, Yannik Brand, reiterou o compromisso destes em apoiar no sector de água e saneamento para prover melhores condições de vida à população.
“Pensamos que muitas comunidades deste país ainda se debatem com problemas sérios de falta de água potável. É nesse contexto que nos juntamos ao governo na busca de resolução desses problemas que ainda preocupam o povo. Esperamos estender as nossas acções para outras regiões da província e do país, em geral” referiu Yannik Brand.
A visita do Presidente da República à província de Manica tem como principal agenda a inauguração de um sistema de abastecimento de água potável em Báruè e o Tribunal Judicial Distrital de Macate.
(AIM)
NM/dt