
Sede do STAE em Maputo
Maputo, 06 Jun (AIM) – Dados preliminares divulgados pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) indicam que foram inscritos, em todo território moçambicano, cerca de 8. 387 583 eleitores, o equivalente a 84.91 porcento.
Os dados são referentes ao recenseamento eleitoral que teve início a 20 de Maio último e terminou no dia 03 de Junho corrente.
“Findos 45 dias do recenseamento eleitoral, temos uma realização global de 84.91 por cento. Os dados globalizados indicam que foram inscritos, em todo o país, 8.387.583 Eleitores”, disse a porta-voz do STAE, Regina Matsinhe, em entrevista à AIM.
Segundo a fonte, a cidade e província de Maputo e Gaza, no sul; Sofala, Manica, Zambézia (centro); Nampula e Cabo Delgado (norte) atingiram mais de 80 por cento da meta prevista.
Segundo o calendário da Comissão Nacional de Eleições (CNE), de 05 a 08 de Junho de 2023, decorre o período de exposição dos cadernos eleitorais nos locais onde funcionaram os postos de recenseamento eleitoral.
Para Matsinhe, os quatro dias foram reservados para que todos os cidadãos recenseados tenham a oportunidade de verificar se os seus nomes constam nos cadernos e, em caso de reclamação, dirigirem-se aos órgãos de administração eleitoral para repor o seu direito cívico.
“A fase de verificação de dados começou ontem, no dia 05, e termina no dia 08 do corrente mês. Caso o cidadão tenha detectado no seu cartão de eleitor alguma falha de dados, pode dirigir-se [aos órgãos de administração eleitoral] para solicitar a correcção”, explicou.
O recenseamento eleitoral terminou à meia-noite de sábado (03), mas, até ao fecho do processo, milhares de cidadãos ainda não tinham recebido os seus cartões.
O STAE, a nível da cidade de Maputo, a capital moçambicana, recenseou 635.477 cidadãos, o equivalente a 87 por cento da meta, que era de 728.946 potenciais eleitores.
Em Moçambique, o processo de recenseamento eleitoral decorreu em 65 cidades e vilas municipais, tendo como alvo indivíduos maiores de 18 anos ou que completam até 11 de Outubro próximo, data do VI pleito autárquico no país.
As projecções do INE indicavam a existência de um potencial de 9.921.625 eleitores.
(AIM)
lw/ dt