Maputo, 06 Jun (AIM) – O governo de Moçambique ratificou a adesão do país à Agência Seguradora do Comércio em África (ASCA).
A resolução da adesão foi ratificada, esta terça-feira, durante a 20ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, segundo um comunicado de imprensa do Secretariado daquele órgão de soberania.
Como provedor de seguro do comércio a nível do continente africano, ASCA disponibiliza diferentes tipos de seguro, incluindo o de risco político comercial; risco político comercial abrangente; de investimento directo estrangeiro.
Além do seguro de cobertura de empréstimo do projecto e de cobertura de activos móveis, a Agência oferece também seguro de chamada injusta de títulos e cartas de crédito standby, bem como cobertura de seguro de crédito.
Criada a 18 de Maio de 2000, em Grand Baie, nas ilhas Maurícias, como uma instituição autónoma, multilateral de carácter financeiro, a ASCA visa facilitar o desenvolvimento do comércio, dos investimentos e de outras actividades produtivas nos Estados africanos.
A agremiação estabelece a gestão conjunta e solidária de programas e serviços de seguro a favor dos exportadores, dos importadores e dos investidores, em África.
A ASCA visa igualmente, mobilizar os recursos financeiros destinados nomeadamente, a reduzir o custo das transacções e a cobrir os riscos políticos e crédito comercial em África.
Na mesma sessão, o Conselho de Ministros apreciou a informação sobre os termos de referência da realização da 58ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), a ter lugar de 28 de Agosto a 03 de Setembro de 2023.
(AIM)
ac /dt