Maputo, 06 Jun (AIM) – O presidente da Câmara dos Representantes, a Dieta nacional do Japão, Hiroyuki Hosoda, manifestou interesse em dinamizar a cooperação económica com Moçambique, reconhecendo as potencialidades que o país ostenta.
Falando em Tóquio, durante as conversações que manteve com a presidente da Assembleia da República de Moçambique, Esperança Bias, Hosoda defendeu a necessidade de um maior aprofundamento das relações de cooperação nos diversos sectores entre os dois países.
A presidente do parlamento moçambicano iniciou segunda-feira (05) uma visita oficial ao Japão, a convite do seu homólogo japonês.
Hosoda manifestou, igualmente, a sua solidariedade para com os moçambicanos, devido aos danos causados pelo ciclone Freddy, que em Março último afectou a região centro, sobretudo a província da Zambézia.
Por seu turno, Bias enalteceu o apoio multiforme que o Japão presta à Moçambique, destacando a promoção do comércio e investimentos, o que contribui para o fortalecimento das relações entre ambos povos e países.
Destacou igualmente a assistência do Japão na prevenção e combate a COVID-19, bem como aos ataques terroristas que tendem a reduzir em alguns distritos da província de Cabo Delgado, norte do país.
A presidente da AR destacou ainda a assistência humanitária prestada pelo Executivo japonês ao país, incluindo o material doado para travar o impacto dos desastres naturais.
Fazendo um rescaldo da actual situação económica em Moçambique, Bias afirmou que “tende a melhorar, apesar dos ataques terroristas, dos impactos negativos de eventos climáticos extremos e alta de preços de produtos alimentares”.
Relativamente à situação política, a presidente da AR disse estar estável e “as instituições estão a funcionar normalmente, estando o país empenhado na consolidação da paz e democracia”.
Na ocasião, Bias saudou o gesto do governo do Japão pela doação de cerca de 10 milhões de dólares, para apoiar o plano de reconstrução de Cabo Delgado, valor a ser canalizado às Nações Unidas.
A presidente do parlamento moçambicano afirmou que a sua visita representa o fruto das excelentes relações de amizade e cooperação existentes entre os dois povos, países e parlamentos “e que este momento vai contribuir para o seu reforço”.
A visita de Bias termina na próxima sexta-feira.
(AIM)
ac/dt