
Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugura novo edifício da delegação do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) no distrito de Namaacha, província meridional de Maputo
Namaacha (Moçambique), 07 Jun (AIM) – O Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, inaugurou hoje o novo edifício da delegação do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) no distrito de Namaacha, província meridional de Maputo.
Orçado em 21.025.355 meticais (328.326 dólares) e construído de raiz, durante cerca de oito meses, o edifício comporta o gabinete do delegado distrital, uma ampla sala de atendimento, um apartamento para análise e procedimento, sala de reuniões, sala de arquivo geral, casas de banho e copa.
O empreiteiro da obra, Uteka Construções, empresa de capitais chineses, cumpriu a entrega formal da obra em tempo previamente anunciado, de oito meses.
O edifício, que ocupa uma área de 224,79 metros quadrados, faz parte de um novo modelo adoptado pelo INSS para acolher os serviços das delegações distritais a nível nacional.
Aliás, com o mesmo modelo foram construídos os edifícios das delegações distritais de Metuge, na província nortenha de Cabo Delgado, e de Búzi, na província central de Sofala.
Falando durante o evento, Nyusi pediu aos utentes para conservarem e valorizarem as instalações para que sirvam às gerações vindouras.
“Comecem a pensar como proteger este edifício”, disse o Chefe de Estado, apontando para a necessidade de equipar as instalações com material resistente, incluindo cadeiras, para evitar que constituam perigo para os pensionistas.
“Devem colocar bancos bons para sentarmos, bancos resistentes. Não coloquem aquelas cadeiras de plástico para cairmos; nós queremos sentar bem para nos protegermos”, acrescentou.
A assistência aos cidadãos em caso de velhice ou incapacidade está em conformidade com a legislação que versa sobre a protecção social e que dá garantia a todos os moçambicanos.
Por isso, Nyusi disse que com o sistema de protecção social, o governo quer mitigar a carência, proteger e integrar, na sociedade os cidadãos vulneráveis para aumentar a sua resiliência, assegurar a equidade e promover o desenvolvimento social e o crescimento do país.
Em Namaacha, pelo menos 300 trabalhadores por conta própria estão inscritos no sistema de segurança social e 400 empresas também se encontram no banco de dados do sistema, contra 187 em 2015, cifra que corresponde a um crescimento de 113 por cento.
Por seu turno, a representante dos pensionistas de Namaacha, Maria Helena, afirmou que as instalações surgem numa altura oportuna porque há muito que os pensionistas e trabalhadores deste distrito aguardavam por melhores condições de atendimento.
“Estamos muito satisfeitos se olharmos para as condições em que éramos atendidos” disse Helena.
Durante a sua chegada, Nyusi foi oferecido produtos alimentares que, imediatamente, as fez chegar ao hospital provincial de Saúde na província de Maputo.
(AIM)
Ac/sg