Maputo, 07 Jun (AIM) – O Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, endereçou hoje uma mensagem ao Secretário de Estado do Vaticano, Monsenhor Cardeal Pietro Parolin, em solidariedade ao estado de saúde do Papa Francisco.
Na mensagem, Nyusi refere que o Governo e o povo moçambicano têm acompanhado com preocupação o estado de saúde de Sua Santidade Papa Francisco.
“Neste momento de inquietação, queremos manifestar a nossa solidariedade para com o Santo Padre augurando que, com a intervenção do Senhor a sua recuperação seja rápida e completa. É assim que nos juntamos a vós, aos fiéis católicos e às demais almas solidárias de todo o mundo, orando pelo seu restabelecimento na expectativa de que em breve o Santo Padre possa prosseguir a sua missão de evangelização”, lê-se na mensagem.
A preocupação do estadista moçambicano surge devido a uma cirurgia que o Papa Francisco foi submetido nesta quarta-feira.
Segundo o portal Vatican News o médico que operou o Papa Francisco, Dr. Sergio Alfieri, director do Departamento de Ciências Médicas e Cirúrgicas Abdominais e Endrócino-metabólicas do Hospital Gemelli, de Roma leu a seguinte declaração em conferência de imprensa:
“Esta tarde, na Policlínica Gemelli, o Santo Padre foi submetido a uma cirurgia programada devido a uma laparocele encarcerada em correspondência da cicatriz de operações para corrigir o problema realizadas precedentemente nos anos passados.
Esta laparocele causava no Santo Padre, há alguns meses, uma síndrome de semi oclusão intestinal dolorosa agravada.
No decorrer da operação, foram encontradas fortes aderências entre algumas alças intestinais com obstrução parcial no peritônio parietal, que causavam a sintomatologia acima mencionada.
Portanto, procedeu-se à liberação das aderências (cicatrizes internas) com desbridamento completo de toda a obstrução. Foi então executada a reparação do defeito de hérnia mediante uma plástica da parede abdominal com o auxílio de uma rede protésica.
A operação e a anestesia geral se realizaram sem complicações. O Santo Padre reagiu bem à cirurgia.”
O Papa Francisco está vigilante e consciente e agradece as inúmeras mensagens de carinho e de oração, que logo lhe foram enviadas.
(AIM)
sg