Maputo, 08 Jun (AIM) – A Primeira-dama de Moçambique, Isaura Nyusi, apelou hoje as famílias e a sociedade em geral, para o reforço das medidas de protecção da criança e a observância dos seus direitos à saúde e garantia do bem-estar.
A esposa do Presidente da República lançou o apelo no distrito de Matutuíne, província de Maputo, no lançamento da “Campanha para a Saúde das Crianças Órfãs e Vulneráveis em Moçambique”.
Segundo a Primeira-dama, a sociedade moçambicana desempenha um papel preponderante no apoio à protecção da criança, daí a necessidade do seu envolvimento na busca de soluções para os problemas que enfermam esta camada social.
Para assegurar o gozo dos direitos das crianças, Isaura Nyusi defendeu a necessidade de todos os que lidam directa ou indirectamente com as crianças tenham o mínimo de escolarização.
“Para o efeito, exortamos a todos os pais e encarregados de educação a aderirem aos programas de alfabetização de jovens e adultos, promovidos pelo governo de Moçambique”, apelou.
Explicou que esta campanha surge no âmbito da iniciativa existente entre a Primeira-dama da República Popular da China e a Organização das Primeiras-damas de África para o Desenvolvimento, na qual Moçambique é membro.
“Esta parceria para as iniciativas que foram desenvolvidas, com destaque para o apoio em suplementos médicos para mulheres, crianças e jovens durante a pandemia da Covid-19, é uma clara demonstração de amizade e solidariedade entre os dois povos, pois a parceria entre a China e os países africanos na área de saúde é histórica”, avançou.
O Embaixador da China em Moçambique, Wang Hejun, explicou que o lançamento da campanha surge como forma de fortalecer as relações bilaterais entre os dois países em vários sectores de actividades.
“A China é um amigo permanente e parceiro sincero da África, o presidente Filipe Nyusi e a senhora Isaura Nyusi visitaram várias vezes a China, estabeleceram amizade profunda, aperfeiçoaram os esforços envidados por Moçambique para proteger a saúde das mulheres e crianças. Organizamos, junto com a Primeira-dama, muitas actividades para cuidar das mulheres e das crianças”, clarificou.
Participaram na cerimónia quadros do Ministério do Género, Criança e Acção Social, do Ministério da Saúde e do Gabinete da Primeira-dama de Moçambique.
(AIM)
Fernanda da Gama (FG)/dt