Maputo, 08 Jun (AIM) – A Universidade Pedagógica de Maputo (UP-Maputo) quer experiência do Qatar, através da KATARA Foundation (Fundação Katara), no processo de transição energética em curso em Moçambique.
Segundo o reitor da UP-Maputo, Jorge Ferrão, para além do sector de energias, a universidade também pode aproveitar do Qatar experiência no que diz respeito à transição digital.
“Temos áreas fundamentais de que a universidade precisa se engajar. A primeira das quais seria uma transição energética, e o Qatar tem muita experiência em energias. A segunda, precisamos fazer uma transição digital e que, também, deve ser feita com as melhores universidades”, disse.
Ferrão falava hoje (08), em Maputo, durante a visita efectuada àquela universidade pelo presidente da KATARA Foundation, Khalid Ibrahim.
Na ocasião, Ferrão disse que a universidade almeja, igualmente, colaborar com o Qatar para a internacionalização da instituição e, para isso, seria importante que houvesse um espaço de mobilidade de docentes e estudantes nos dois países.
“É fundamental que nesta internacionalização nós possamos colaborar, também, com as universidades do Médio Oriente, e espero que a aproximação que estamos a ter dará os frutos necessários”, referiu.
Por sua vez, Khalid Ibrahim disse que o Qatar está disponível para cooperar e ajudar Moçambique nas diversas áreas da educação, com destaque para as áreas de Engenharia Mecânica e Electrónica.
Sobre a colaboração com vista a internacionalização da UP, a fonte assegurou que Qatar pode oferecer bolsas de curta duração para pelo menos três estudantes da instituição.
“O Qatar também pode oferecer bolsas de curta duração para os três melhores estudantes para terem experiências de diferentes tipos de ambientes, diferentes tipos de culturas em diferentes países”, admitiu.
Durante a visita, o presidente da KATARA Foundation visitou laboratórios de Física, Química e Biologia, onde presenciou apresentações e dialogou com estudantes.
Ibrahim, que está em Moçambique desde a última terça-feira (06), para além de visitas agendadas a diversas instituições de ensino superior e a organismos do governo, participou, quarta-feira, na abertura da Feira e Conferência Internacional de Educação, que decorre na cidade de Maputo.
(AIM)
SC/mz