
Processamento de castanha de caju
Nampula, (Moçambique), 09 Jun (AIM) – O número de unidades de processamento da castanha de caju, na nortenha província de Nampula, a maior produtora desta cultura em Moçambique, desceu de 37 para as actuais seis, revelou o governador provincial, Manuel Rodrigues.
Este facto, segundo o governador, está a provocar desmotivação no seio dos produtores, estimados em mais de 300 mil, “uma vez que, em 19 dos 23 distritos que compõem a província, portanto cerca de 83 por cento, o caju é uma cultura a ter em conta e principal fonte de renda de muitas famílias.”
Manuel Rodrigues falava, quinta-feira, durante a primeira reunião nacional de concertação dos actores da cadeia de valor do caju que termina hoje.
“A nossa província conta com mais de 37 empresas entre processadoras, em número de 17 (13 fábricas e 4 fabriquetas), e exportadores, em número de 20. Contudo, não obstante este número de unidades de processamento, preocupa-nos constatar que, infelizmente, apenas seis unidades estão operacionais actualmente, colocando, assim, alguns concidadãos no desemprego e consequente desmotivação dos nossos produtores”, lamentou.
O governador informou que houve um incremento dos volumes comercializados de castanha de caju, de 67.338 toneladas, em 2021, para cerca de 77 mil na campanha 2022/2023.
“Contamos actualmente, na província, com 15 viveiros de produção de mudas, dos quais seis públicos, oito geridos por cooperativas e um pelo sector privado. Nesta componente queremos estimular o maior envolvimento do sector privado”, disse.
Sugeriu ainda que o sector reflicta no formato ideal para melhorar o circuito da comercialização do caju com vista a garantir uma justa remuneração aos produtores pelo esforço que empreendem que, por sua vez, poderá constituir um elemento motivador para a expansão da produção.
A província de Nampula é a maior produtora nacional e possui um parque cajuícola de cerca de 15 milhões de plantas.
A produção e processamento da castanha de caju em Moçambique data da era colonial, quando atingiu níveis recordes. Por exemplo, em 1973, alcançou o pico de 240 mil toneladas.
(AIM)
Rosa Inguane(RI)dt