Maputo, 09 Jun (AIM) – A ministra do interior, Arsénia Massingue, defende uma maior comunicação, em quantidade e qualidade, como forma de neutralizar o efeito nefasto da circulação de notícias falsas no seio das comunidades em Moçambique.
Segundo Massingue, os comunicadores devem estar sempre atentos à circulação de notícias falsas para, tempestivamente, darem o necessário esclarecimento, a bem da verdade e da segurança pública.
“Nestes casos, o tempo de reacção é determinante para mitigar o efeito nefasto das falsas notícias sobre as comunidades”, disse a ministra na manhã desta sexta-feira (09), na Academia de Ciências Policiais (ACIPOL), durante a abertura da II Reunião Nacional de Planificação e Harmonização de Acções de Comunicação no Ministério de Interior (MINT).
“E sendo vós [comunicadores das diversas áreas do Ministério do Interior] a interface entre a instituição e o público, é necessário que se profissionalizem, porque urge comunicarmos mais, seja em quantidade ou em qualidade”, acrescentou.
O evento decorre sob o lema: “MINT, promovendo Relações Públicas para consolidação de uma boa imagem institucional”.
De acordo com Massingue, a necessidade surge em função da realidade contemporânea da comunicação marcada pela proliferação de notícias falsas facto que, amiúde, faz-se sentir, por desvirtuar a realidade.
“O nosso sector também tem sido vítima deste fenómeno que quando ocorre, põe em causa o normal curso das nossas actividades, afecta a imagem da instituição e pode gerar instabilidade”, disse.
Refere ainda que o ministério está convicto que com uma planificação profícua e acutilante, e, sobretudo, um acompanhamento pontual do estado de opinião e das notícias que são veiculadas e atitude proactiva, logrará melhor prestação de serviço ao público.
Aliás, acrescenta, “é para isso que decorre o presente evento, para a planificação, a qual se espera eficiente e eficaz pois dela depende o alcance de metas e sucesso da nossa instituição”.
Espera igualmente que da reunião leve-se a cabo debates francos e construtivos, desprovidos de quaisquer tabus e virados aos resultados, com base na planificação feita por cada sector.
(AIM)
SC/sg