Chimoio (Moçambique), 14 Jun (AIM) – Um total de sete ex-guerrilheiros da Renamo receberam igual número de kits de material diverso para reinserção na vida civil em algumas comunidades do distrito de Machaze, na província de Manica, centro de Moçambique.
Os ex-guerrilheiros foram desmobilizados numa das bases da Renamo, no distrito de Gorongosa, província de Sofala (centro), no âmbito do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), em curso.
A apresentação pública dos referidos membros foi feita quarta-feira (14) à população do distrito de Machaze.
A administradora do distrito de Machaze, Joana Guinda, explicou que os desmobilizados deslocar-se-ão às suas zonas de origem para começarem uma nova vida com as suas famílias.
“São Kits compostos por materiais de construção, utensílios domésticos, cobertores, insumos agrícolas, calçados, entre outros materiais. De hoje, em diante, eles passarão a viver no nosso distrito”, assegurou Joana Guinda.
Acrescentou que “nós, como governo, faremos de tudo para proporcionarmos um bom ambiente de convivência entre estes ex-guerrilheiros e as comunidades”.
“Queremos que estes irmãos que hoje se juntam a nós, estejam connosco e também se tornem actores activos no processo de desenvolvimento de Moçambique”, sublinhou.
Joana Guinda lembrou que o país precisa de paz para se desenvolver, sendo por isso que todos cidadãos são chamados a serem disseminadores de mensagens para uma paz efectiva no país.
“O que estamos a ver, agora, é fruto do esforço do presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, que deslocou-se a Gorongosa a busca dessa paz que é um bem para todos os moçambicanos”, referiu.
No entanto, os ex-guerrilheiros agradeceram o gesto do governo e prometeram fazer de tudo para uma boa convivência na comunidade onde cada um estará inserido.
(AIM)
NM/mz