Kwara, 14 de Jun (AIM) – Pelo menos 100 pessoas morreram afogadas e outras estão desaparecidas após o naufrágio do barco no qual seguiam a bordo, ocorrido na manhã de segunda-feira, no rio Níger, sudoeste da Nigéria, anunciou o porta-voz da polícia Okasanmi Ajayi.
A embarcação transportava mais de 300 passageiros que regressavam de um casamento e viajavam do estado de Kwara para o estado do Níger.
A maioria das pessoas afogadas são oriundas de várias aldeias vizinhas que compareceram ao casamento e festejaram toda a noite, segundo Abdul Gana Lukpada, um líder tradicional.
Explicou que eles chegaram de motorizadas, mas tiveram que regressar de um barco fabricado localmente depois que uma chuva inundou a estrada.
Um líder tradicional local disse que o barco virou depois de embater contra uma árvore.
“Dezenas de pessoas foram mortas e muitas outras ainda estão desaparecidas”, disse AbdulRahman AbdulRazaq, governador do estado de Kwara, na terça-feira.
O emir de Patigi, Ibrahim Umar Bologi II – o líder tradicional da região onde aconteceu o sinistro – disse que mais de 150 pessoas morreram.
Acrescentou ainda que, as ondas do rio ultrapassaram o barco e o forçaram a embater contra uma árvore que havia caído no rio, fazendo com que o barco virasse.
O porta-voz da polícia de Kwara disse que o número de mortos poderá aumentar à medida que os esforços de busca e salvamento continuam.
Na noite de terça-feira, todos os corpos recuperados foram enterrados, a maioria perto do rio, de acordo com os costumes locais, disse Lukpada.
Acidentes com barcos são comuns em muitas comunidades remotas da Nigéria, onde embarcações fabricadas localmente são usadas para o transporte de passageiros. A maioria dos acidentes é atribuída ao excesso de carga e ao uso de barcos inadequados e em estado obsoleto.
(AIM)
Africa News/ ZT/sg