Maputo, 16 Jun (AIM) – A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, destacou hoje o papel determinante do sector privado na conjugação de vários esforços nacionais em prol do desenvolvimento económico e social de Moçambique.
A governante falava na abertura do Fórum de Negócios entre Moçambique e União Europeia que decorre, pela primeira vez, na província de Tete, centro do país.
Neste contexto, segundo a ministra, o governo, persistentemente, vem buscando iniciativas inovadoras para promover medidas concretas de apoio aos homens de negócios.
Com efeito, a fonte disse que o governo tem vindo a trabalhar arduamente para a implementação de várias acções enquadradas no Pacote das Medidas de Aceleração Económica, anunciadas pelo Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, em Agosto de 2022.
Segundo a ministra, Moçambique tem vindo a apostar na diplomacia económica, com vista a imprimir uma nova dinâmica na mobilização de recursos e investimentos para o país.
“É neste âmbito que realizamos as sessões do Diálogo Político nas Províncias de Manica, Cabo Delgado, Gaza, e, hoje, estamos aqui em Tete, abrindo janelas de oportunidades de investimentos e negócios para a comunidade empresarial”, explicou.
Afirmou não ser por acaso que o governo escolheu Tete para acolher a 33ª Sessão do Diálogo Político.
“Tete é uma província agraciada com diversas e enormes potencialidades, desde a produção de energia, agro-pecuária, pesca, recursos mineiros, turismo, infra-estruturas”, afirmou.
Acrescentou que a província “possui todas as condições para se afirmar e consolidar como uma potência nos domínios acima referidos.”
Assim, Macamo encorajou os embaixadores a trazerem empresários dos seus respectivos países para aproveitarem o ambiente de negócios favorável às oportunidades e potencialidades de investimento em Tete.
“Acreditamos que os empresários da província de Tete saberão aproveitar esta ímpar ocasião para o estabelecimento de parcerias mutuamente vantajosas que contribuirão para o impulsionamento da sustentabilidade das suas empresas e a consolidação do ambiente de negócios”, observou.
Encorajou, ainda, os empresários de Tete a continuar na dianteira da promoção das oportunidades de investimento, contribuindo para geração de riqueza e criação de novos postos de trabalho para os moçambicanos, especialmente para os jovens.
(AIM)
dt/mz