
Presidente da República, Filipe Nyusi, recebe em audiência embaixador cessante germânico, Lothar Freischlader, no fim do seu mandato em Moçambique.
Maputo, 23 Jun (AIM) – O governo alemão reitera o compromisso de continuar a apoiar Moçambique na implementação de vários projectos de desenvolvimento sócio-económico.
O compromisso foi transmitido ao Chefe de Estado, Filipe Nyusi, durante uma audiência que concedeu ao embaixador cessante germânico, Lothar Freischlader, que marcou o fim do seu mandato em Moçambique.
Falando à imprensa minutos após a audiência, Freischlader disse que “o nosso apoio para o povo moçambicano e a nossa cooperação bilateral vai prosseguir”.
Recordou que, em Novembro do ano passado, tiveram lugar as últimas negociações bilaterais, durante as quais o governo alemão comprometeu-se a disponibilizar mais de 400 milhões de euros durante os próximos dois anos para apoiar Moçambique.
“Esse dinheiro mostra a nossa motivação de prosseguir com a cooperação bilateral com Moçambique”, afirmou
Segundo o embaixador, os três anos da sua missão em Moçambique foram marcados por muitas mudanças, pois, quando chegou, era tempo da pandemia da Covid-19, mas, hoje, tudo voltou à normalidade.
Sublinhou que durante este período visitou algumas províncias onde a cooperação alemã apoia alguns projectos, entre as quais Inhambane, Cabo Delgado, Sofala e Maputo Província.
Explicou que o foco do trabalho durante os três anos foi a cooperação bilateral e que os projectos que são implementados, em Moçambique, pela GZT e pela KFW, são de diferentes formatos.
“Foi muito impressionante ver os sucessos que estes projectos já fizeram para o povo moçambicano e, também, as mudanças que estes fizeram”, afirmou.
Destacou, ainda, a componente cultural pelo facto de muitos moçambicanos terem residido na Alemanha e, em consequência, conviveram com a cultura daquele país europeu.
“Essa troca de experiências foi muito importante”, disse o diplomata.
(AIM)
dt/sg