Maputo, 24 Jun (AIM) – O Presidente do Ruanda, Paul Kagame, afirma que a batalha contra o terrorismo que tem assolado a Província nortenha e Cabo Delgado, desde 2017, está 80 por cento vencida.
Segundo estadista ruandês, que falava recentemente à imprensa em Kigali, “em grande parte, o problema foi resolvido. Talvez 80 por cento do problema tenha sido resolvido.”
Desde julho de 2021, as forças de defesa e segurança moçambicanas, com o apoio do Ruanda e da Missão da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral em Moçambique (SAMIM), têm vindo a libertar distritos anteriormente ocupados pelos Jihadistas, nomeadamente Mocímboa da Praia e o distrito vizinho de Palma.
De acordo com Kagame, a melhoria da situação tem atraído os investidores de volta a Cabo Delgado.
“Ouvi dizer que os investimentos estavam a retornar. Total, inclusive, está de volta”, disse Kagame.
No que diz respeito ao retorno da TotalEnergies ao projectos de gás liquefeito em Cabo Delgado, a multinacional contratou um perito em questões humanitárias, Christophe Rufin, para elaborar um estudo sobre a situação de segurança naquela província.
De acordo com o estudo, tornado público em Maio último, existem avanços no combate ao terrorismo, que vitimou milhares de pessoas e atrasou dezenas de bilhões de dólares em investimentos em gás natural.
O relatório aponta ainda a adopção de uma fundação, que passará a ter um orçamento plurianual de 200 milhões de dólares americanos, para projectos de desenvolvimento local.
“Claro que pode haver uma coisa aqui ou outra ali que precisa ser eliminada antes de as obras serem totalmente retomadas, mas acho que isso está sendo possibilitado por tais esforços colaborativos em torno do fornecimento de segurança”, explicou Kagame.
(AIM)
Ad/dt