
Maputo, 26 Jun (AIM) – O Presidente da República exorta a todos os moçambicanos e aos jovens, em particular, a se distanciarem do consumo de substâncias psicoactivas, e continuarem a trabalhar, usando todos os meios disponíveis, no reforço da capacidade de prevenção e combate ao consumo e tráfico das drogas.
A exortação vem plasmada na sua mensagem, por ocasião do Dia Internacional de Luta contra o Abuso e Tráfico ilícito de droga, que se assinala esta segunda-feira (26), sob o lema “Os transtornos mentais por uso de drogas são tratáveis. Evite o estigma”.
“O consumo de drogas é um dos males sociais mais perniciosos para uma sociedade que almeja cidadãos saudáveis e aptos a contribuírem para o desenvolvimento colectivo”, afirma Nyusi na sua mensagem.
Sublinha que o consumo da droga, incluindo o abuso do álcool e tabaco, promove comportamentos anti-sociais, concorre para a abstinência ou fraco desempenho laboral e escolar, contribuindo para a ocorrência de acidentes de trabalho e de outra espécie, sendo o principal catalisador para o aumento de doenças infecto-contagiosas como o HIV/SIDA, hepatites B e C, a tuberculose, entre outras.
“As drogas não apenas destroem a saúde, o tecido social e a economia, como também alimentam acções criminosas que criam insegurança e desmotivam os cidadãos a exercerem suas actividades laborais ou de lazer”, lê-se na mensagem, que AIM teve acesso.
No país, segundo o estadista, o consumo de drogas é mais expressivo nos homens e tem maior incidência no grupo etário entre 21 e 30 anos de idade, o que demonstra o seu impacto negativo no futuro do país por incidir directamente na camada jovem.
(AIM)
dt