Maputo, 27 Jun (AIM) – O Presidente da República de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi, baptizou Segunda-feira, um búfalo com o nome “Reconciliation”, isto é, Reconciliação, em cerimónia alusiva às comemorações dos 50 anos dos Parques Nacionais de Zinave, em Inhambane, e Banhine, em Gaza, no sul do País.
No evento que contou com a presença do Vice-Presidente da Peace Parks Foundation (PPF), o antigo estadista moçambicano Joaquim Chissano, Filipe Nyusi colocou um colar no búfalo que o baptizou com o nome de “Reconciliation”, numa cerimónia que teve lugar em Mabote, na província sulista moçambicana de Inhambane.
Durante o evento, o Presidente Nyusi participou na operação de colocação, nos búfalos, de colares de monitoramento via satélite. Esta é uma das intervenções tecnológicas introduzidas nas áreas de conservação para o controlo dos movimentos de animais, particularmente dos Elefantes, permitindo conhecer o seu habitat, dispersão, seus movimentos sazonais e factores determinantes desses mesmos movimentos, incluindo preferências alimentares, o que possibilita planificar melhor o esforço de fiscalização e de prevenção do conflito homem- fauna bravia.
Nyusi explicou que “o nome Reconciliação porque estamos no mês onde estamos a falar de reconciliação e está chegar no momento certo, a outra razão é que já existe uma reconciliação efectiva entre o homem e a fauna bravia e queremos que esta reconciliação prevaleça, e por fim, porque há 3 dias que estamos a tentar encontrar um leão, mas o leão defende-se muito, então como forma de reconciliar – se connosco o Reconciliation disse eu estou aqui”.
O Parque Nacional do Zinave situa-se nos Distritos de Mabote e Govuro, na província de Inhambane, cobrindo também uma pequena porção no distrito de Massangena, na província de Gaza. O Parque Nacional do Zinave tem uma área de 408,843 hectares e foi criado a 26 de Junho de 1973.
Trata-se de um Parque Nacional que tem cerca de 200 espécies arbóreas e 200 espécies de gramíneas. Os animais que podem ser vistos incluem Elefante, Girafa, Hipopótamo, Búfalo, Impala, Cudo, Inhala, Oribi, Chango, Piva, Boi-cavalo, Zebra, Porco-bravo, Crocodilo, Cabrito do mato e Hiena.
O Parque faz a transição entre as terras tropicais húmidas e as terras secas, sendo um importante local de passagem para os mamíferos nómadas que atravessam a região do Limpopo. A girafa é uma das espécies que mais se destaca da fauna local, estando naturalmente acompanhada de uma vegetação rica em acácias e florestas de miombo e mopane.
A paisagem do Parque Nacional do Zinave é também enriquecida pelos carreiros de embondeiros ancestrais que se podem observar naquela Área de Conservação.
O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu, nesta segunda-feira, 26 de Junho de 2023, a cerimónia dos 50 anos da criação dos Parques Nacionais de Banhine e Zinave.
No evento que decorreu no Parque Nacional do Zinave, o Chefe de Estado procedeu à inauguração do Monumento dos Heróis de Conservação, uma infra-estrutura que conta a história da criação do parque, dos seus heróis, bem como sobre as potencialidades turísticas existentes.
Por seu turno, o Parque Nacional de Banhine é localizado no distrito de Chibuto, na província sulista moçambicana de Gaza. Trata-se de um Parque conhecido pela savana semi-árida, onde se pode observar espécie peculiares de Avestruz, Hipopótamo a tomarem banho nos seus lagos e místicos embondeiros.
Os Parques Nacionais de Banhine e do Zinave foram criados em 1973, através de Diploma Legislativo nº 46/73 de 26 de Junho e do Diploma Legislativo nº 47/73 de 26 de Junho, respectivamente.
O Parque Nacional do Zinave é o único do país que possui os “Big Five”, isto é, Elefante, Rinoceronte, Leão, Búfalo, Leopardo e é administrado desde de 2016, em regime de co-gestão entre a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) e a Peace Parks Foundation (PPF).
O Parque Nacional de Banhine, com uma área de 7.256Km², situa-se na região ocidental da província de Gaza, abrangendo os Distritos de Chigubo, Mabalane e Mapai. Por sua vez, o Parque Nacional do Zinave, com uma área de 370.000ha, localiza-se na parte Leste nas Províncias de Inhambane e Gaza.
Na sua página oficial de Facebook, Filipe Nyusi recordou que “às comemorações do jubileu da criação dos dois parques, associa-se a passagem dos 50 anos da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora em Perigo de Extinção (CITES)”.
(AIM)
MTA/Fb/JSA