Chimoio (Moçambique), 28 Jun (AIM) – A província de Manica, centro de Moçambique, atingiu uma produção global estimada em 85,33 mil milhões de meticais (o dólar equivale a cerca de 64 meticais) no ano passado (2022), o que representa um crescimento de 3.9 por cento em relação ao ano de 2021.
No ano de 2021, a produção global da província foi de 82,10 mil milhões de meticais.
O nível de realização em 2022 foi de 95.7 por cento. Os sectores de agricultura, produção animal e exploração florestal são os que mais contribuíram para elevar a produção em Manica
Estes sectores cooperaram com 51,6 por cento da produção, seguido do comércio com 13 por cento, bem como transportes e armazenagem com 12,5 por cento.
Os dados foram anunciados esta quarta-feira (28), em Chimoio, pelo director provincial de Plano e Finanças de Manica, Nuromomad Tomé Hassamo, durante a XVII Sessão Plenária do Observatório de Desenvolvimento da província de Manica.
Hassamo explicou que no ano de 2022, a província arrecadou receitas no valor de 38,59 mil milhões de meticais, o que corresponde a uma execução de 51,2 por cento e um decréscimo de 48 por cento.
O decréscimo, segundo Hassamo, deveu-se a redução das receitas provenientes do licenciamento de exploração florestal.
“Nas Finanças Públicas executamos despesas no valor global de 845,36 milhões de meticais. Este número representa a 91 por cento e um crescimento de 75 por cento. Dos valores executados, 564,44 são de despesas com funcionamento, 82,79 milhões referentes ao investimento interno e 198,12 milhões foram para investimento externo”, explicou.
A governadora da província de Manica, Francisca Tomás, intervindo na ocasião, desafiou o seu executivo a trabalhar para a melhoria das condições de vida da população.
“Nosso objectivo essencial é servir as comunidades. Aproximar os serviços básicos à população. Sabemos que existem desafios como é o melhoramento de vias de acesso, prover mais água potável à população, aumento da produção agrícola e provisão de serviços de saúde, educação, energia, entre outros”, referiu a governante.
Tomás disse que o encontro visa fazer o balanço das actividades realizadas e perspectivar o futuro na visão única de desenvolver a província de Manica e do país, em geral.
“Estas acções constam do Programa Quinquenal do Governo (PQG) e a sua materialização só poderá tornar-se uma realidade se todos estivemos envolvidos porque a população espera por nós”, sublinhou a governadora da província de Manica.
(AIM)
Nestor Magado (NM)/mz