
Guindaste portuário
Maputo, 4 Jul (AIM) – A Sociedade de Desenvolvimento do Porto de Maputo (MPDC), anunciou hoje a entrada em funcionamento de dois novos guindastes móveis portuários (MHCs), no Porto de Maputo.
Em comunicado de imprensa enviado hoje à AIM, a empresa gestora do Porto de Maputo considera a entrada e funcionamento dos guindastes, cuja inauguração terá lugar Quinta-feira, “um passo significativo no sentido de melhorar a sua eficiência operacional.”
“Estes guindastes Liebherr LHM 550 de última geração, cada um com uma capacidade de manuseamento de 144 toneladas, reforçam a actual frota de quatro MHCs do porto e abrem caminho para uma maior capacidade de manuseamento de carga geral e a granel no Porto de Maputo”, refere o comunicado.
Os dois novos equipamentos elevam a frota total de MHCs da MPDC para seis.
“Foi igualmente adquirido equipamento de suporte adicional ao manuseamento, como tipplers e atrelados, representando um investimento total de 25,5 milhões de dólares”, explica.
A MPDC recebeu o seu primeiro par de MHCs em 2015, seguido pelo segundo par em 2018. “Estes guindastes têm sido fundamentais para as operações de manuseamento de carga do porto, sendo responsáveis actualmente por 75 por cento do movimento mensal de carga do porto.”
Com a chegada dos dois novos MHCs, a MPDC afirma estar bem equipada para lidar com volumes de carga maiores, atendendo a navios maiores ou sem paus-de-carga com mais eficiência.
Os novos guindastes estarão posicionados nos cais 6, 7 e 9, cuja reabilitação e expansão foi concluída em 2022, e que têm profundidades que variam de 15,2 a 16 metros.
(AIM)
Dt/sg