Maputo, 06 de Jul (AIM ) – O governo moçambicano, através da Secretaria de Estado da Juventude e Emprego e a empresa Heineken Moçambique, estão alinhados na promoção de consumo responsável e equilibrado de bebidas alcoólicas, promovendo hábitos de vida saudável no seio da juventude.
As partes, com recurso ao projecto Kwalé a Ideia, uma plataforma que estimula os jovens a estabelecer um equilíbrio entre a vida e a sua realidade, empoderando-os para fazer escolhas mais equilibradas sobre o consumo de álcool, chama a consciência para uma reflexão profunda em todos os domínio da vida social.
Falando ontem, na segunda edição do projecto KWALÉ a Ideia, desenvolvido pela empresa cervejeira em parceria com a Associação Internacional de Estudantes de Ciências Económicas e Sociais (AIESEC), o Director Nacional para os Assuntos da Juventude, Roy Tembe, referiu que a iniciativa esta alinhada com a política da juventude, que preconiza uma vida longa e saudável dos jovens, traduzido em hábitos responsáveis.
Segundo Tembe, o consumo excessivo do álcool no seio da juventude não contribui para o processo do desenvolvimento do país, tendo em conta as consequências que isso traz para a saúde dos jovens, para a sociedade e para as famílias.
“Quantos jovens já despertaram nos hospitais devido ao consumo excessivo do álcool? E quando ganham a consciência, ai vem o arrependimento, já sem a viatura que comprou com muito sacrifício. O consumo excessivo de álcool cria condições para que muito do que há ao redor de quem consome se estrague”, disse o director nacional.
Reconheceu que a iniciativa Kwalé a Ideia, vem promover hábitos de vida saudável no seio da juventude.
Para Cleide Caetano, analista de Responsabilidade Social Corporativa da Heineken, a empresa não esta focada em obter lucro proveniente do consumo nocivo e abusivo do álcool em Moçambique, por entender que tipo de abordagem não é sustentável a longo prazo.
“Nós, a HEINEKEN, e toda a comunidade cervejeira dependemos de uma relação positiva com a cerveja. Queremos que nossos consumidores tenham a melhor experiência e momentos gravados na memória. Não queremos nosso lucro proveniente do consumo nocivo, abusivo, por menores, gestantes ou por pessoas com problemas com o álcool” disse Cleide Caetano.
Por sua vez, Natacha Chemane, Presidente da AIESEC afirmou que a sua instituição está comprometida com a juventude e que a sua visão sobre a juventude está alinhada com a iniciativa da Heineken Moçambique.
“A Heineken brindou-nos com esta parceria, que está alinhada com o nosso interesse de moldar a juventude, desafiando-os a elevar o seu potencial de liderança, através de experiências práticas em ambientes desafiadores. Acreditamos que o tema sobre o consumo responsável é meritório.”
Refira-se que, Kwalé a Ideia já vai na sua segunda edição como plataforma que proporciona experiências transformadoras.