ELEIÇÕES 2023: CNE formaliza inscrição de 11 partidos políticos e uma coligação
0723pex – eleições 2023: cne formaliza inscrição de 11 partidos políticos e uma coligação
Maputo, 07 Jul (AIM) – A Comissão Nacional de Eleições (CNE) inscreveu, até então, 11 partidos políticos e uma coligação para as VI eleições autárquicas marcadas para 11 de Outubro do ano em curso.
Segundo o Coordenador Adjunto dos Assuntos Legais e Deontológicos da CNE, Alberto Sàbie, as inscrições dos partidos políticos e coligações tiveram início a 26 de Junho e continuarão abertas até 14 de Julho corrente para permitir que outras forças políticas possam formalizar as suas candidaturas.
Sàbie falava esta sexta-feira (07), em Maputo, durante a recepção da candidatura do Partido da Justiça Democrática de Moçambique (PJDM), o décimo partido a formalizar a sua inscrição junto daquele órgão.
“A CNE acaba de receber os documentos e faz jus ao processo de inscrição para as VI eleições autárquicas de 2023 do PJDM. A CNE não tem poder para reprovar o partido que se inscreve. o nosso dever é receber os documentos, conferir e verificar a autenticidade dos mesmos para suprir e corrigir tempestivamente”, disse Sàbie.
Por seu turno, o mandatário do PJDM, Júlio Maningane, revelou que o seu partido vai concorrer em todas as 65 autarquias, à semelhança da Renamo, o maior partido da oposição Moçambique, que submeteu a sua candidatura na última quarta-feira (05).
Maningane avançou que “não há nada a temer porque as eleições são um momento de festa” e, para tal, todos os concorrentes devem alegrar-se neste grande dia.
Para o efeito, convidou outros partidos políticos a formalizarem as suas inscrições para participarem no escrutínio.
“Nós viemos nos inscrever para as sextas eleições autárquicas e, quando forem gerais, também vamos concorrer em todas as províncias. Somente dizer a todos os partidos que venham se inscrever e os munícipes também que participem para transformarmos isso em uma festa, não como um conflito”, exortou.
“Isso é como um jogo, alguém vai ao campo para perder, ganhar ou empatar. Nós estamos preparados para estas três coisas, mas o nosso objectivo é ganhar”, frisou Maningane.
Para além do PJDM, a CNE já inscreveu, até agora, o Partido Ecologista Movimento da Terra (PEC), a Coligação União Eleitoral (EU), Partido Humanitário de Moçambique (PAHUMO), Partido de Desenvolvimento de Moçambique (PDM), Movimento de Reconciliação de Moçambique (MRM), Partido Coligação Aliança Democrática (CAD) , União para a Mudança Um (UM).
Estão também inscritos o Partido de Progresso do Povo de Moçambique (PPPM), a Nova Democracia (ND) e o Partido Movimento Patriótico pela Democracia (PMPD), Renamo (maior partido da oposição no país) e o Movimento Democrático de Moçambique (MDM), o segundo maior partido da oposição.
(AIM)
Leonel Ngwetsa (LW) /dt