Maputo, 03 Jul (AIM) – O Ministério da Economia e Finanças (MEF) vai alocar 4.4 mil milhões de meticais (70 milhões de USD) para a capitalização inicial do Fundo de Garantia Mutuária (FGM).
Aponta-se que as primeiras garantias sejam emitidas entre o quarto trimestre de 2023 e o primeiro trimestre de 2024.
Falando há dias, em Maputo, à margem da Conferência Anual do Sector Privado (CASP), a Vice-Ministra da Economia e Finanças, Carla Louveira, explicou que a iniciativa pretende conceder crédito a empresas nacionais.
“O Fundo de Garantia Mutuária é um mecanismo que ainda está em curso e visa assegurar mecanismos para o alívio da cadeia de financiamento e, para isso, prevê-se que forneça garantias parciais de crédito para as micro pequenas e médias empresas (MPMEs), para a melhoria do ambiente de negócio, transparência e boa governação”, disse.
Para operacionalização do Fundo, o governo está a trabalhar com parceiros distintos, sobretudo o Banco Mundial, com vista a verificar as modalidades que Moçambique poderá adoptar no mecanismo.
Segundo Louveira, o Fundo vai conceder crédito a mais de 2.200 micro, pequenas e médias empresas ao longo do país.
“As análises iniciais que já foram feitas até ao momento estão a prover um aumento da inclusão financeira das micro, pequenas e médias empresas, para já de 2200 pequenas empresas até 30 médias empresas nesta primeira fase”, referiu.
A Vice-ministra disse, ainda, que o governo vai desembolsar, para além dos valores de início de actividades do FGM, um crédito adicional de 6.3 mil milhões de meticais anuais (100 milhões USD) à iniciativa.
Para além do financiamento às empresas, o governo espera conceder “um aumento do prazo e dos montantes dos empréstimos para, sobretudo, aquelas MPMEs que já têm transacções com a banca a decorrer”.
Inserido no âmbito do Pacote de Aceleração Económica, o FGM é uma iniciativa que visa fornecer garantias parciais de crédito para micro, pequenas e médias empresas oferecendo uma cobertura de garantia de base de 50 por cento para empréstimos com a possibilidade de aumentar para 80 por cento para grupos-alvo específicos.
(AIM)
CC/dt