Maputo, 13 Jul (AIM) – O director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus, manifestou contentamento pelo facto de o governo moçambicano ter controlado o surto da cólera.
Ghebreyesus congratulou ainda o executivo por ter, rapidamente, travado a propagação da poliomielite, iniciando a administração da dose em menores de 12 anos de idade.
Falando à imprensa, hoje (13), em Maputo, após um encontro de cortesia com o Presidente da República, Filipe Nyusi, Ghebreyesus manifestou convicção de que a situação de ambas doenças infecciosas está controlada.
“Fico particularmente satisfeito e felicito o Presidente da República pela forma como geriu o surto da cólera. Igualmente como fez com a pólio, que foi rapidamente detectada e gerida”, afirmou.
O director-geral da OMS efectua uma visita de trabalho à Moçambique a convite do Presidente Nyusi. Hoje (13) participou na Conferência de Investimentos em Infra-estruturas de Saúde, no quadro da aceleração da implementação da iniciativa presidencial “Um Distrito, Um Hospital”, lançada em Julho de 2019.
Com Nyusi, Ghebreyesus abordou os progressos alcançados na redução da mortalidade materno-infatil em particular para crianças abaixo de cinco anos de idade, apontado a iniciativa Um Distrito, Um Hospital, como iniciativa que poderá agregar valores para melhorar a saúde dos cidadãos à curto, médio e longo prazos.
Por isso, a OMS, continuou, vai encetar esforços junto dos doadores para acelerar a implantação e apetrechamento de infra-estruturas para o funcionamento de hospitais de nível distrital.
Aliás, a OMS compromete-se a prestar apoio técnico na implementação da iniciativa porque “construir hospitais é uma coisa e isso não basta. Precisamos de garantir que as pessoas tenham acesso aos serviços, o que carece de financiamento”.
Esta é a primeira visita de Ghebreyesus à Moçambique na qualidade de director-geral da OMS.
(AIM)
Ac/mz