Maputo, 12 Jul (AIM) – O partido Povo Optimista para o Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS) submeteu esta terça-feira (11), à Comissão Nacional de Eleições (CNE), a sua inscrição para participar nas VI eleições autárquicas, agendadas para 11 de Outubro próximo.
O mandatário do PODEMOS, Paulo Guambe, assegurou que o diferencial na proposta política do seu grupo é a valorização da cultura.
“Pretendemos fornecer a proposta política de qualidade que procura olhar cada moçambicano não como eleitor, mas sim como cidadão. Queremos ainda criar espaço de maior participação cívica e mudar o paradigma político”, disse Guambe, em Maputo, no âmbito da formalização da candidatura daquela força política.
Por sua vez, o Coordenador Adjunto da Comissão dos Assuntos Legais e Deontológicos, Alberto Sàbie, sublinhou que o partido vai concorrer em todos 65 municípios.
Sàbie avançou ainda que a candidatura do PODEMOS abre espaço para que este concorra, em pé de igualdade, com outros partidos políticos.
“O partido PODEMOS está devidamente inscrito e nós, a CNE, congratulamos por este ter feito a inscrição tempestivamente. A inscrição permite concorrer em igualdade com todos os partidos e em todo território onde tem autarquias”, disse Sàbie.
Segundo a CNE, com este registo, sobem para 17 os partidos políticos já registados naquele órgão eleitoral.
Consta na lista dos partidos que já submeteram as suas candidaturas, a Frelimo, no poder em Moçambique; a Renamo, maior força política da oposição; o MDM, segundo maior partido da oposição; coligações e outros partidos.
O processo de inscrição teve início no dia 26 de Junho e termina próxima sexta-feira, 14 de Julho.
(AIM)
LW/dt