Chimoio (Moçambique) 16 (AIM) – Dois mortos e 26 feridos graves e ligeiros é o balanço preliminar de um acidente de viação ocorrido na tarde deste domingo (16), no posto administrativo de Messica, distrito de Manica, na província do mesmo nome, no centro de Moçambique.
O sinistro foi de tipo choque entre viaturas e ocorreu na estrada Nacional número seis (EN6). Do número total de feridos, oito são graves e 18 ligeiros.
O porta-voz da pólvora da República de Moçambique, em Manica, Mateus Mindú disse hoje, em Chimoio que o acidente envolveu duas viaturas de transporte de passageiros que seguiam no sentido oposto.
Uma viatura circulava no sentido Chimoio – Messica, enquanto o outro veículo seguia para Chimoio, ido de Manica.
“Uma das viaturas estourou o pneu e na tentativa de imobilizá-la, o motorista perdeu o controle e foi embater contra outro veículo que seguia no sentido contrário. No local tivemos um morto e oito feridos graves. A segunda morte registou-se no hospital para onde foram socorridas as vítimas”, contou Mindú.
A fonte explicou que o excesso de velocidade e deficiência mecânicas estiveram na origem do acidente que também teve como consequências danos materiais avultados.
“ Para além de vítimas mortais, houve danos materiais avultados. A polícia ainda está no terreno a fazer o levantamento para avaliar o nível de perdas na sequência deste sinistro. Prometemos trazer mais informação atualizada. Mas, neste momento, são esses os dados que podemos avançar´’, acrescentou.
Uma das testemunhas que falou, por telefone, à AIM, disse que o número de vítimas mortais pode ter sido mais a avaliar pelo estado em que se encontram as viaturas.
“Eu moro aqui em Messica. O número de pessoas que perderam a vida pode ter sido muito maior. As duas viaturas ficaram totalmente destruídas. Mesmo agora que são 18 horas, ouvimos que mais uma pessoa acaba de perder a vida”, explicou Célia Bazima.
“É de lamentar o que aconteceu nesta tarde. Estamos de luto em Messica. Também há muitos feridos socorridos para unidades sanitárias mais próximas do local do acidente de viação onde estão a receber cuidados médicos’, disse.
Entretanto, a Polícia da República de Moçambique (PRM) na província de Manica apela aos automobilistas a respeitarem as regras ele,engates de trânsito para evitar o derramamento de sangue nas estradas.
(AIM)
Nestor Magado NM/dt