Maputo, 17 Jul (AIM) – O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) pretende melhorar a qualidade da educação em Moçambique, através da partilha de experiências nacionais e internacionais sobre políticas e abordagens teóricas que contribuam para a qualidade de educação e da inclusão escolar.
A aposta foi anunciada esta segunda-feira, em Maputo, pela titular da pasta, Carmelita Namashulua, no lançamento da conferência nacional de qualidade de ensino em Moçambique.
“Pretendemos desenvolver uma visão comum sobre a educação de qualidade em Moçambique, seu papel na construção de uma sociedade equitativa e inclusive numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida, com impacto no desenvolvimento do capital humano, social, cultural, político e económico, através de um diálogo aberto, participativo e reflexivo”, disse.
A fonte disse ainda que o ministério, a sociedade civil, sector privado e parceiros estão a reflectir sobre o estágio actual da educação no país, com foco sobre os progressos, desafios e lições aprendidas com as reformas adoptadas no Sistema Nacional de Educação (SNE) ao nível da educação formal e não-formal.
Falando sobre os objectivos do evento, Namashulua disse que a conferência pretende perspectivar estratégias de intervenção holística e multissectorial para a promoção da educação inclusiva, com enfoque na pessoa com necessidades educativas especiais decorrentes de deficiência ou de transtornos globais de desenvolvimento e superlotação.
Segundo a ministra, a conferência visa, igualmente, definir estratégias e caminhos a seguir para o fortalecimento do SNE, tendo em conta os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.
A governante sublinhou que o evento é antecedido de reflexões provinciais/regionais, coordenadas por instituições de ensino superior (UniRovuma, UniLichinga e UniSave), em articulação com os Serviços Provinciais de Assuntos Sociais (SPAS) e Direcções Provinciais da Educação (DPE)
A conferência irá decorrer, em Maputo, de 24 a 26 de Julho corrente, sob o lema “Por uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa, em prol do desenvolvimento sustentável”.
O evento, co-organizado pelos MINEDH e Ministério da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, Ministério do Género, Criança e Acção Social e pelas secretarias de Estado da Juventude e Emprego, do ensino técnico Profissional em coordenação com a UNESCO e outras organizações das Nações Unidas, Parceiros de cooperação bilateral e multilateral, sociedade Civil e sector privado, contará com mais 300 convidados.
(AIM)
Samuel Nhamurave (SNN)/dt