Maputo, 19 Jul (AIM) – Inicia esta quinta-feira (20), em Moçambique, a apresentação de candidatos às VI eleições autárquicas marcadas para 11 de Outubro.
Durante a fase que prolongar-se-á até 11 de Agosto próximo, a Comissão Nacional de Eleições (CNE) fará a verificação dos processos individuais de candidaturas, quanto a sua regularidade, autenticidade dos documentos e a elegibilidade dos candidatos.
A apresentação da lista dos candidatos para os órgãos autárquicos deverá ser feita pelo mandatário ou por quem o partido político, coligação de partidos políticos ou grupo de cidadãos eleitores ou proponentes delegar.
“Até o dia 17 de Agosto a CNE fixará as cópias dos candidatos aceites no lugar de estilo das suas instalações, com a competente deliberação de aceitação ou rejeição de candidatos”, lê-se na deliberação atinente ao calendário do sufrágio eleitoral 2023.
Recentemente, a CNE divulgou a lista dos mandatos para as eleições autárquicas.
São no total 1747 assentos distribuídos pelas 65 autarquias que resultaram do recenseamento eleitoral de raiz, que teve lugar entre os meses de Maio e Junho último.
De acordo com a CNE, dos 9.877.929 potenciais eleitores previstos em todos os distritos com autarquias locais e Cidade de Maputo, a capital do país, decorridos 45 dias de recenseamento, as brigadas registaram 8.723.805 eleitores, o que corresponde a 88,32 por cento.
Nas circunscrições autárquicas, dos 5.269.730 potenciais eleitores previstos, as brigadas de recenseamento eleitoral inscreveram 4.817.702 potenciais eleitores, o correspondente a 91,42 por cento.
Em relação ao processo de inscrição de partidos políticos, coligações de partidos e grupos de cidadãos eleitores e do público em geral, acto que teve lugar entre os dias 26 de Junho e terminou no dia 14 de Julho corrente, cerca de 21 dias, a CNE inscreveu 23 formações políticas.
O número, segundo a CNE, é referente a inscrição de 18 partidos políticos, duas coligações de partidos políticos e três grupos de cidadãos eleitores proponentes.
Nas últimas Eleições Autárquicas, registadas em 2018, apenas 19 formações políticas manifestaram o seu interesse em participar no pleito.
Nessas autárquicas, a Frelimo, o partido no poder em Moçambique, venceu em 44 das 53 autarquias e a oposição em nove.
(AIM)
LW/mz