Cairo, 18 Jul (AIM) – Um prédio de cinco andares desabou na capital egípcia, Cairo, na segunda-feira (17), matando pelo menos nove pessoas, disseram autoridades, enquanto a equipa de salvamento procurava por sobreviventes nos escombros.
Os desmoronamentos de edifícios são comuns no Egipto, onde a construção de má qualidade e a falta de manutenção são generalizadas nos subúrbios e em zonas rurais.
A agência de notícias estatal MENA, citada pela Africanews, informou que as equipas de salvamento recuperaram pelo menos nove corpos debaixo dos escombros do prédio no distrito de Hadaeq el-Qubbah, no Cairo, a cerca de 3,2 quilómetros do centro da cidade.
Quatro sobreviventes também foram levados ao hospital e as autoridades evacuaram um prédio próximo, de acordo com a MENA.
Após uma inspecção inicial, o vice-governador do Cairo, Hossam Fawzi, disse que a queda do prédio foi causada por um dos moradores no andar térreo que removeu várias paredes durante trabalhos de manutenção. O homem foi preso e será investigado, acrescentou.
O Ministério da Solidariedade Social do Egipto disse que doará cerca de 60 mil libras egípcias, equivalente a cerca de 1.940 dólares norte americano às famílias das nove vítimas.
O ministério também disse que fornecerá ajuda aos feridos e vai monitorar os danos nas propriedades próximas.
As autoridades estão a construir novas cidades e bairros para realocar pessoas que vivem em áreas consideradas de risco.
(AIM)
Africanews\ZT/dt