
Nyusi recebe em audiência Micheál Martin, Vice Primeiro Ministro - Tánaiste e Ministro dos Negócios Estrangeiros e Ministro da Defesa da Irlanda
Maputo, 19 Jul (AIM) – A Irlanda reafirmou, hoje, o seu compromisso de continuar a conceder apoio técnico, financeiro, político e de pessoal a Moçambique para o combate às actividades terroristas, de que o país é vítima desde Outubro de 2017.
O compromisso foi assumido, em Maputo, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e também ministro da Defesa Irlandês, Micheál Martin, após uma audiência concedida pelo Chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi.
“Estamos a trabalhar com a União Europeia, e a Irlanda está comprometida em ajudar Moçambique em termos de formação de militares e no que respeita à protecção de civis e providenciar apoio a este respeito”, disse o diplomata.
Segundo Martin, o estadista moçambicano manifestou a sua gratidão e de todo o povo pelo trabalho até aqui realizado por aquele país europeu.
“O presidente agradeceu à Irlanda pelo seu trabalho através da União Europeia e Nações Unidas. Em termos do próprio processo de paz, nós providenciamos apoio técnico e financeiro, político e pessoal e continuaremos a fazê-lo”, sublinhou.
O governante irlandês congratulou Moçambique pelo fecho do capítulo do processo de Desmobilização, Desmilitarização e Reintegração (DDR) de ex-guerrilheiros da Renamo.
“Nos congratulamos e homenageamos ao presidente pelo sucesso e resolução do processo de DDR”, anotou.
Na audiência esteve também na mesa de discussão as mudanças climáticas, programas de educação entre os dois países e o conflito russo-ucraniano, do qual Moçambique defende o diálogo como solução.
Ainda hoje Martin visita a província de Inhambane onde vai aferir os resultados e impactos dos projectos e companhias irlandesas naquela província do sul do país.
(AIM)
CC/dt