Mafambisse (Moçambique), 20 Jul (AIM) – Faruco Sadique é o novo Secretário-Geral do Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ), eleito com 36 votos expressos, o correspondente a 55,4 porcento.
A escolha de Sadique ocorreu esta quinta-feira (20) apos uma segunda volta no culminar da VII Conferência Nacional desta organização socioprofissional que vinha decorrendo em Mafambisse, província de Sofala, centro de Moçambique.
Sadique, eleito pela lista “B” e que deverá tomar posse já no próximo dia 04 de Agosto, derrotou Delfina Mugabe, da lista “A”, que colheu 29 votos, o correspondente a 44, 6 por cento.
Na primeira volta registou-se um empate técnico entre ambos, mas com Mugabe a superar o novo timoneiro do SNJ por apenas um voto (30 contra 29). Alexandre Chiure, pela lista C, conseguiu apenas seis votos, o equivalente a 9,2 por cento, num universo eleitoral de 65 delegados.
A eleição foi bastante renhida mas, no final, Sadique foi saudado pelos candidatos vencidos.
As eleições foram antecedidas por um impasse após a Comissão Eleitoral ter tornado público uma deliberação em que enumerava irregularidades detectadas nas três listas.
De acordo com a deliberação da Comissão Eleitoral, apenas a lista “A” da Delfina Mugabe tinha conseguido sanar a única irregularidade detectada que era a de constarem nomes igualmente integrados nas listas concorrentes.
Quanto a lista “B”, o documento referia que as irregularidades foram sanadas parcialmente, mormente em relação ao respectivo candidato Faruco Sadique por alegadamente não ter apresentado prova suficiente da sua efectividade activa para concorrer ao cargo.
Em relação a lista “C” anotou que o candidato Alexandre Chiure, por ser sócio de uma empresa de assessoria, e nos termos dos estatuários é uma condição que o impossibilitava de concorrer ao cargo.
Perante os factos, a Comissão Eleitoral remeteu à consideração dos delegados a decisão da realização do acto eleitoral.
A situação gerou uma comoção entre os delegados, com opiniões desavindas sobre a legalidade ou não da participação das três listas.
Depois de troca de argumentos e dadas as opiniões contraditórias, a Comissão Eleitoral decidiu realizar uma votação, com votos na urna, para ultrapassar o problema.
Sadique é jornalista do Diário de Moçambique, com sede na cidade central da Beira, desde 1982, e actualmente é coordenador da delegação do mesmo jornal em Maputo.
O novo Secretário-geral já foi presidente dos conselhos de administração das empresas públicas Televisão de Moçambique (TVM) e Rádio Moçambique (RM).
(AIM)
RI/mz