Maputo, 21 Jul (AIM) – O Vice-Primeiro-Ministro da Irlanda, Micheál Martin, anunciou hoje (21) a alocação de mais um milhão de euros em apoio à fase de reintegração do Processo de Paz de Moçambique, o que elevará a contribuição total da Irlanda, de 2017 à data, para cinco milhões de euros, nesta componente.
Martin, que é igualmente Ministro dos Negócios Estrangeiros e Ministro da Defesa da Irlanda, encontra-se a efectuar uma visita a Moçambique, no quadro do fortalecimento das relações de cooperação entre os dois países.
Durante uma visita a uma exposição, em Maputo, organizada pelo Enviado Pessoal do Secretário-Geral das Nações Unidas para Moçambique, Mirko Manzoni, o Vice-Primeiro-Ministro saudou os progressos realizados no Processo de Paz de Moçambique, incluindo a recente conclusão da fase de desarmamento e desmobilização em Junho de 2023.
“Este é um marco significativo no avanço para uma paz sustentável em Moçambique”, considerou o governante irlandês, citado em comunicado de imprensa enviado esta sexta-feira à AIM.
Martin reuniu-se com a Ministra moçambicana dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, “para celebrar a robustez e perseverança das excelentes relações da Irlanda com Moçambique”.
Ao anunciar o financiamento, o Vice-Primeiro-Ministro declarou que ‘os primeiros heróis de qualquer processo de paz são aqueles que demonstram coragem para mudar de direcção e trilhar novos caminhos.”
“Apresento as minhas felicitações tanto ao Presidente Filipe Nyusi, como ao líder da RENAMO, Ossufo Momade, pelo seu empenho no processo e pela sua coragem em transformar o acordo de paz em resultados concretos para os moçambicanos”, enalteceu, para quem este marco “histórico” proporciona ao povo moçambicano mais garantias de um futuro mais pacífico e próspero.
“No início deste ano, a Irlanda celebrou os 25 anos do Acordo de Sexta-Feira Santa, que constituiu o triunfo da democracia constitucional na nossa ilha. A Irlanda tem uma longa história de trabalhar na construção da paz. É para mim um prazer ver, em primeira mão, o importante trabalho que está a decorrer em Moçambique, e tomar conhecimento dos progressos realizados no processo de paz e da conclusão da fase crítica de desarmamento e desmobilização”, afirmou.
Recordou que a Irlanda vem apoiando o processo de paz em Moçambique e continua empenhada em trabalhar com o país, financeiramente, tecnicamente e com pessoal diplomático chave, em apoio a iniciativas de reconciliação inclusivas, que colocam os direitos humanos e a igualdade de género no seu cerne.
“Gostaria de prestar uma homenagem especial aos jovens diplomatas irlandeses do Secretariado Para o Processo da Paz, que através de trabalho árduo e dedicação contribuíram para facilitar o processo de paz e trouxeram grande honra à Irlanda.”
Quarta-feira, o Vice-Primeiro-Ministro concedeu um milhão de euros à província de Inhambane para emprego, saúde e água e, quinta-feira, anunciou a concessão de 3,5 milhões de euros em financiamento para reforçar os sistemas de ensino, melhorar o acesso e proporcionar uma educação de qualidade às crianças em Moçambique.
No total, a Irlanda concedeu 27 milhões de euros em financiamento a Moçambique este ano.
(AIM)
dt/mz